Notícias
Estudantes do IFPI podem se inscrever na Imagine Cup 2018
Estudantes do Instituto Federal do Piauí já podem ser inscrever na Imagine Cup 2018, competição de tecnologia organizada pela Microsoft. A iniciativa tem como objetivo dar aos jovens empreendedores a oportunidade de adquirir novas habilidades técnicas e de negócios por meio de projetos inovadores, saindo um pouco do mundo acadêmico e adentrando mais a situações reais de mercado.
Neste ano, o valor total do prêmio em viagens e créditos de nuvem é de mais de US$ 700 mil dólares. Além dele, outros três prêmios serão distribuídos no valor de US$ 15 mil dólares cada para competições específicas em categorias que representam o que há de mais avançado em transformação digital: Inteligência Artificial (APIs, bots e serviços cognitivos), Big Data (ferramentas de análise de dados) e Realidade Mista (funcionalidades do Windows e do HoloLens).
Para participar do processo, as equipes devem produzir um vídeo de até dez minutos contendo um pitch que fale da solução e como a computação em nuvem pode ajudar sua ideia de negócio. Também devem submeter uma breve descrição do projeto e um protótipo executável.
Projetos do Brasil e da América Latina vão concorrer com outros do mundo inteiro por uma vaga na final mundial, uma viagem internacional com todos os custos pagos. No total, são 53 times concorrendo nessa fase. A final da competição será realizada em Seattle (EUA), no mês de julho.
Saiba mais sobre a competição.
LABIRAS - Na edição 2017, o jogo Crown Brawl, desenvolvido no Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (Labiras) do Campus Teresina Central do IFPI, participou da etapa nacional da Imagine Cup, ocorrida em Fortaleza (CE).
Criado a partir de um projeto de pesquisa do professor Marcelino Almeida, o Crown Brawl é definido como uma fusão de gêneros de jogo, entregando ao usuário uma jogabilidade dinâmica, divertida e cheia de reviravoltas.
Além de Marcelino, participaram do projeto estudantes dos cursos técnicos em Informática, Eletrônica e superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Engenharia Mecânica.