Notícias
Estudante do IFPI conquista medalha de ouro na XXIII Olimpíada Brasileira de Informática
Samuell Henrique Carvalho Paes Costa, estudante do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piaui, conquistou medalha de ouro na etapa final da XXIII Olimpíada Brasileira de Informática, na modalidade Programação Nìvel 1.
Para conhecer a competição e, posteriormente, chegar a esse resultado, Samuell participou de um curso de programação ministrado pelo professor Dann Luciano de Menezes e pelo egresso do IFPI Carlos Eduardo de Santana Bastos, que também já tinha se destacado na Olimpíada Brasileira de Informática.
"A primeira parte da preparação foi esse curso no qual aprendi conceitos importantes de programação e como aplicá-los. Tive realmente uma grande evolução neste meio tempo, mas, terminado o curso, passei a estudar mais por conta própria, diariamente, resolvendo questões das edições passadas da OBI e questões semelhantes", explica Samuell
Podem participar da Olimpíada Brasileira de Informática alunos de escolas do Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou do primeiro ano de Universidades. A Olimpíada de Informática está organizada em duas modalidades: iniciação (com provas feitas com papel e lápis, com tarefas sobre lógica no formato de múltipla escolha) e programação (feitas no computador, com tarefas de programação que podem ser resolvidas com uma linguagem de programação entre Python, C, C++, Java, Javascript e Pascal).
Os níveis da Modalidade Programação são:
- Nível Júnior, para alunos até o nono ano do ensino fundamental (alunos de anos anteriores também podem participar),
- Nível 1, para alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (alunos do Ensino Fundamental também podem participar) e
- Nível 2, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio (alunos de anos anteriores também podem participar).
- Nível Sênior, para alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.
Confira os resultados.