Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DTI informa desativação dos serviços do Google Jamboard e Google Fotos

Notícias

DTI informa desativação dos serviços do Google Jamboard e Google Fotos

publicado: 23/07/2024 10h56 última modificação: 23/07/2024 10h56

A Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) do IFPI informa a desativação dos serviços do Google Jamboard e Google Fotos.

O aplicativo Jamboard será desativado a partir de 1º de outubro de 2024. Entre 1º de outubro de 2024 e 31 de dezembro de 2024, o app vai ficar disponível no modo somente leitura e não será possível criar ou editar arquivos Jam em nenhuma plataforma, como a Web ou dispositivos Android e iOS. Durante esse período, o usuário poderá continuar fazendo backup dos seus arquivos Jam.

Os arquivos do Jamboard (Jams) atualmente salvos no Drive serão convertidos automaticamente em PDFs para todos os usuários. A partir de 1º de outubro de 2024, será iniciado o processo de conversão, e os PDFs serão colocados no mesmo local do Drive que os Jams.

Algumas informações sobre os PDFs:

- As conversões serão feitas da melhor forma possível.

- O PDF terá as mesmas datas de criação e última modificação do Jam original e será compartilhado com os mesmos usuários que tinham acesso ao arquivo anterior.

- Depois que o PDF for criado, as mudanças no Jam original, como local ou lista compartilhada, não serão transmitidas ao novo arquivo.

- Se o Jam tiver sido transferido para uma nova pessoa que não aceitou o arquivo, o PDF será recebido pelo usuário original.

- Caso você use o Vault, as guardas de documentos e políticas de retenção também serão válidas para o item convertido.

Após as conversões em PDF, os Jams vão permanecer no Drive e ainda poderão ser migrados para um de nossos parceiros de lousa interativa usando as ferramentas de importação deles. Após 31 de dezembro de 2024, os Jams serão excluídos e não poderão mais ser migrados. Os PDFs vão permanecer no Drive.

Já o  Google Fotos é um serviço adicional e possui um armazenamento separado da cota do Drive e Gmail, e mesmo após ser ativada a política das cotas, o IFPI está com o pool de armazenamento acima do permitido.

A DTI recomenda que usuários do Google Fotos que possuam dados que não estão relacionados à escolas transferiram esses dados da conta do Workspace para uma conta pessoal. Após o dia 31 de dezembro de 2024 o Google Fotos será desativado e os arquivos serão apagados. Não será possível recuperar fotos após esse prazo.