Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Destaque no Ideb: IFPI ultrapassa média estadual e nacional no índice de qualidade de ensino

Notícias

Destaque no Ideb: IFPI ultrapassa média estadual e nacional no índice de qualidade de ensino

publicado: 24/08/2024 09h28 última modificação: 24/08/2024 09h28

O Instituto Federal do Piauí se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 referente ao ensino médio superando a nota média obtida no Estado e no país. O Campus Oeiras conquistou a oitava melhor colocação do Estado, ficando com 5,5, seguido do campus Pedro II em 9ª posição com a mesma nota. O Campus Parnaíba conquistou a 12ª posição na lista das escolas de ensino médio piauienses, com nota 5,4. Os campi Picos, Angical, Teresina Zona Sul e Floriano conquistaram a 18ª posição, 22ª, 39ª e 47ª, respectivamente com as notas 5,3, 5,1, 5,0 e 4,9.

O indicador de qualidade da educação foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em todo o Piauí, são 441 instituições com nota nesta avaliação. A média do Instituto Federal do Piauí ficou em 5,0, enquanto a estadual para o ensino médio ficou em 4,5 pontos e a nacional alcançou 4,3.

De acordo com o Pró-reitor de Ensino, Odimógenes Lopes, a conquista de uma média acima da estadual e nacional é um marco significativo que reflete não apenas a qualidade de nossa educação, mas também o esforço coletivo de cada membro da nossa comunidade acadêmica. “Nossos alunos, professores, coordenadores e toda a equipe administrativa desempenharam um papel crucial para que esses números se tornassem uma realidade”, disse.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, ressalta que um índice maior que as médias estadual e nacional no IDEB não é apenas um indicador de desempenho. “é um testemunho da nossa missão de proporcionar uma educação de excelência, que prepara nossos alunos para enfrentar os desafios do futuro com conhecimento e habilidades sólidas, promovendo um ambiente de aprendizado de qualidade que produz resultados concretos”, falou.
Sobre o Ideb
O Ideb é composto por dados referentes à taxa de rendimento escolar (aprovação dos estudantes) e às médias de desempenho nas avaliações aplicadas pelo Inep nas provas de Português e Matemática. O cálculo se dá a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.