Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debate sobre enfrentamento à violência contra a mulher marca campanha Agosto Lilás no IFPI

Notícias

Debate sobre enfrentamento à violência contra a mulher marca campanha Agosto Lilás no IFPI

publicado: 31/08/2021 10h31 última modificação: 31/08/2021 10h31
O evento foi promovido pela equipe de assistentes sociais de diversos campi

O evento foi promovido pela equipe de assistentes sociais de diversos campi

Com objetivo de discutir, informar e conscientizar acerca da prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou, na quarta-feira, 25, o webinário “15 anos da Lei Maria da Penha: é preciso romper com o ciclo da violência”. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes e servidores do IFPI, além da comunidade geral de várias cidades do Piauí e de outros estados.

O evento foi promovido pela equipe de assistentes sociais dos campi Teresina Central, Paulistana, Floriano, Teresina Zona Sul e Uruçuí e aconteceu em alusão à campanha nacional Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e também em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha, instituída em 07 de agosto de 2006.

No primeiro momento do webinário, a promotora do Ministério Público do Piauí e coordenadora do NUPEVID, Maria do Amparo Paz, trouxe informações acerca dos canais de denúncia, o trabalho desenvolvido pela rede de proteção à mulher e aspectos legais da Lei Maria da Penha. Em seguida, a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Esperança Garcia, Roberta Mara, apresentou análises e reflexões sobre a realidade da violência contra a mulher e os principais desafios para o seu enfrentamento. Após a apresentação, os participantes enviaram comentários e perguntas para realização do debate, com destaque para a participação de estudantes e docentes do IFPI.

Posteriormente, no segundo momento do evento, Claudia Modesto, membro do coletivo Frente Popular de Mulheres, que luta contra a violência doméstica e feminicídio, expôs sua própria experiência de violência sofrida e como a superou. Logo após, a professora Jaqueline Bezerra (IFPI – Uruçuí) apresentou suas análises acerca da temática considerando o contexto da arte e da educação. “A desconstrução da masculinidade tóxica ainda presente em nossa sociedade perpassa pelas dimensões da educação, cultura e da política”, disse.

A professora Ariane Lima (IFPI – Cocal) destacou que “o evento trouxe aos estudantes a oportunidade de refletir para além das discussões realizadas em sala de aula, promovendo um salto qualitativo quanto ao seu entendimento e percepção frente ao fenômeno da violência contra a mulher”.

A iniciativa é parte das ações realizadas no IFPI que favorecem a discussão sobre a temática, a promoção da igualdade de gênero e construção de uma cultura de paz em nossa sociedade. Para quem não pode assistir, a gravação do webinário pode ser acessado pelo Youtube.