Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONSUP aprova reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos

Notícias

CONSUP aprova reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos

publicado: 16/12/2022 15h51 última modificação: 16/12/2022 16h05
Reformulação foi aprovada em reunião do CONSUP nesta sexta, 16.

Reformulação foi aprovada em reunião do CONSUP nesta sexta, 16.

Foi aprovada pelo Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal do Piauí a reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação e de cursos técnicos. A aprovação aconteceu por unanimidade, em reunião on-line, realizada nesta sexta-feira, 16.

Duas mudanças se destacam nessas reformulações: a curricularização da extensão e a implantação da Base Nacional Comum nos cursos de Licenciatura. Essas duas decisões são provenientes de pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, a construção desses novos PPCs é um grande avanço para a instituição e é resultado do comprometimento de professores e técnicos-administrativos. "Em dezembro de 2021, houve a primeira reunião de trabalho com coordenadores de cursos de graduação, para tratar, principalmente, da curricularização da extensão. E de lá para cá foram diversas reuniões presenciais e on-line, em busca do aperfeiçoamento de nossos cursos para atender, cada vez mais, as demandas sociais de nosso estado", destaca.

De acordo com o documento do CNE, a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. As atividades de extensão acrescenta a portaria, devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.

"A reformulação do PPC traz  a atualização, a modernização dos conteúdos curriculares e a implantação da extensão curricularizada para nossos estudantes, que terão a oportunidade de confrontar, dentro do Instituto, as teorias estudadas com as práticas profissionais.  Ao mesmo tempo, isso também proporcionará a resolução de problemas da sociedade, sobretudo em comunidades mais necessitadas", comenta o pró-reitor de Ensino, Odimógenes Soares Lopes.

Confira a lista dos cursos de graduação com PPCs reformulados:

1) Licenciatura em Química
2) Licenciatura em Ciências Biológicas
3) Licenciatura em Física
4) Licenciatura em Computação
5) Licenciatura em Matemática
6) Licenciatura em Ciências da Natureza
7) Tecnologia em Gastronomia
8) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
9) Tecnologia em Design de Modas
10) Tecnologia em Gestão Ambiental
11) Tecnologia em Geoprocessamento
12) Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
13) Tecnologia em Radiologia
14) Tecnologia em Agroecologia
15) Tecnologia em Processos Gerenciais
16) Tecnologia em Secretariado
17) Tecnologia em Alimentos
18) Bacharelado em Administração
19) Bacharelado em Engenharia Agronômica
20) Bacharelado em Engenharia Civil
21) Bacharelado em Engenharia Mecânica
22) Bacharelado em Zootecnia

Também foram reformulados os PPCs dos seguintes cursos técnicos:

1) Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
2) Técnico em Mineração (EaD)
3) Técnico em Refrigeração e Climatização