Notícias
Campus Esperantina amplia diálogo com comunidades rurais
Na manhã desta quinta-feira, 18, o diretor-geral do Campus Esperantina, professor José dos Santos de Moura, realizou reunião com agricultores de mais de 20 comunidades rurais do município, entre elas Alame, Lagoa Seca, Palmeira e Olho d’Água dos Negros, entre outras.
O encontro teve como objetivo apresentar a metodologia de implantação do Campus Esperantina e convidar os participantes para a audiência pública destinada à escolha dos cursos que serão ofertados a partir de 2026. A audiência está marcada para o dia 2 de outubro, às 9h, na Escola Municipal Meire Fernandes, localizada no bairro Vila da Paz.
Segundo o diretor-geral José dos Santos de Moura, a participação ativa da população rural é essencial para que o campus nasça em sintonia com as necessidades locais, assegurando que os cursos ofertados promovam inclusão social, desenvolvimento regional e novas oportunidades para as famílias do campo.
“A reunião simboliza um verdadeiro marco histórico para o município, na medida em que materializa a abertura de um espaço de diálogo qualificado entre a comunidade rural e uma instituição federal de ensino. O fato de o IFPI se dispor a escutar diretamente os agricultores, em um processo marcado pela transparência e pela participação democrática, evidencia não apenas o compromisso da instituição com a inclusão social, mas também a valorização dos saberes e das demandas que emergem do campo, reconhecendo-os como elementos fundamentais para orientar a definição dos cursos que irão compor a futura oferta formativa do Campus Esperantina”, disse Luiz Ana, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF).