Notícias
Campus José de Freitas desenvolve projeto de preservação ambiental no Açude do Bezerro

A ação está sendo desenvolvida com 40 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Agripina Portela
O Campus Avançado José de Freitas do Instituto Federal do Piauí, em parceria com o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores, realizou nesta quinta-feira, 3, a primeira etapa do projeto de conscientização e preservação ambiental do Açude do Bezerro. A ação, chamada Curupira, está sendo desenvolvida com 40 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Agripina Portela.
Durante o evento, foi realizada a sensibilização dos alunos e apresentação do projeto. Estiveram presentes a diretora da Escola Agripina Portela, Francisca Maria, o diretor geral do Campus José de Freitas, José dos Santos de Moura, o promotor de Justiça Flávio Teixeira, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Erisvaldo Saraiva Rocha (Pampa) e o secretário de Meio Ambiente, Fernando de Almendra Freitas.
Fernando Freitas exibiu vídeo que mostra os impactos deixados pela ação do homem no meio ambiente, imagens antigas e atuais do açude e informações sobre turismo no local. O diretor geral do Campus José de Freitas, José dos Santos de Moura, destacou que essa ação envolve questões sociais, ambientais e educativas pelo compromisso de orientar e contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes. “Queremos que eles sejam multiplicadores, repassando informações sobre cuidado com a natureza para todas as pessoas que frequentam o local”.
A segunda etapa será a capacitação dos alunos, que vai acontecer no dia 17 de agosto, às 15h, no Campus José de Freitas. A capacitação abordará o tema sustentabilidade e será ministrada pelo professor do IFPI, Luiz Carlos Junior. As intervenções acontecerão aos domingos, a cada 15 dias, com abordagens de turistas, limpeza do local e orientação para os comerciantes do Açude.