Notícias
Professora do IFPI organiza publicação sobre espaços e identidades
Foi lançado, no final de abril, em formato digital e impresso, a obra "Unidades de Conservação e Comunidades Tradicionais: desafios da sobrevivência dos espaços e identidades". Uma das quatro organizadoras da publicação é a pesquisadora Míria Cássia Oliveira Aragão, professora do Campus Floriano.
"A obra é voltada para a defesa das Ciências Ambientais e das Identidades Territoriais dos Povos Tradicionais, refletindo sobre as diversas faces das Unidades de Conservação e reunindo pesquisadores de diversos estados do Brasil", comenta a professora.
Ela também é autora de um dos capítulos do livro, intitulado "Cultura e conhecimento tradicional: faces possíveis da sustentabilidade", que traz reflexões sociológicas de autores contemporâneos, como Anthony Giddens e Ulrick Beck sobre a sociedade de risco aliado às perspectivas de contribuição do conhecimento tradicional para a construção da sustentabilidade.
A publicação foi financiada com recursos do projeto CERES, uma parceria firmada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente- UFS (Universidade Federal de Sergipe), com participação de pesquisadores de diversas instituições nacionais como o Instituto Federal Baiano, Instituto Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, dentre outras.
Também são organizadoras do livro as professoras Rosemeri Melo e Souza (UFS), Sindiany Suelen Caduda dos Santos (UFS), Eline Almeida Santos (IFBAIANO).