Notícias
Campus Dirceu promove atividade em alusão ao Outubro Rosa
Na tarde da última quarta-feira, 29 de outubro, o Campus Dirceu do IFPI realizou palestra alusiva ao movimento Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo conscientizar a população feminina sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, sobretudo por meio da prevenção e do diagnóstico precoce.
Para atender aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, o evento aconteceu em formato on-line. Na abertura do evento, a diretora geral Liana Siqueira do Nascimento Marreiro falou sobre a importância da atividade e do diagnóstico precoce na prevenção ao câncer de mama.
A médica Edinari Nunes, especialista em mastologia pela Universidade Federal de São Paulo, realizou palestra interativa sobre a “Prevenção ao câncer de mama e de colo do útero: Ame-se, previna-se”. A palestra, que contou com a presença de alunos e servidores, teve a mediação de Maria Dias, enfermeira do campus Dirceu e responsável pelo evento.
Edinari Nunes falou sobre alguns dos principais sintomas que podem acometer pacientes com câncer de mama: tumores palpáveis, saída de sangue e/ou ferimento no mamilo ou na pele da mama, além de sinais inflamatórios, tais como vermelhidão e o aspecto de pele em "casca de laranja”.
“É importante que a mulher conheça seu corpo, sua mama e qualquer sinal de anormalidade buscar os serviços de saúde para que seja feito o diagnóstico precoce, pois o câncer de mama, apesar de ser mais prevalente, tem maior chance de cura se diagnosticado precocemente”, diz Maria Dias.