Notícias
Campus Dirceu fará trabalho inédito de diagnóstico educacional
O Campus Avançado Dirceu Arcoverde realizará, através da sua equipe multidisciplinar, o trabalho de diagnóstico educacional, feito pela primeira vez dentro do IFPI. A apresentação da proposta e cronograma do diagnóstico foi realizada dia 27 de novembro.
O Diagnóstico Educacional é uma ferramenta de ponta, sendo um instrumento de pesquisa que visa perceber, a escola, os indivíduos, a comunidade escolar e as famílias para que sejam aferidos e avaliados os pontos positivos e negativos, bem como os focos de intervenção dentro do IFPI, a fim de que o educador possa executar um plano de ação que leve benefícios a toda comunidade acadêmica.
Dentro do diagnóstico, se observará a estrutura organizacional do Campus, seu histórico, os recursos humanos e materiais, as demandas e pontos fortes, analisando também diversas dimensões indispensáveis ao andamento do processo educativo, tais como: relações entre os segmentos, saúde, hábitos de leitura e estudo, processo de inclusão educacional, rotina escolar, perfil social e cognitivo dos docentes, além do perfil dos docentes e técnicos-administrativos em educação.
O diagnóstico se realizará em várias etapas, incluindo sensibilização da comunidade acadêmica, coleta de dados (através de análise documental, pesquisa de levantamento, entrevistas e questionários, e observação participante), análise dos achados e apresentação do relatório com o resultado do Diagnóstico a toda a comunidade acadêmica. Nessa última fase, será feita a consulta pública com todos os membros do Campus Dirceu, com propostas e sugestões com base nas demandas encontradas, para a confecção de um plano de ação a ser implantado ao longo de 2018.
Desse modo, será possível perfilar o Campus, fazendo intervenções baseadas em dados científicos e tornando possível cumprir com a função sócio-educacional com mais possibilidades interventivas e de qualidade, além de toda a comunidade acadêmica ser protagonista do processo de pesquisa e tomada de decisões.
“O diagnóstico educacional trabalhará com várias dimensões (sociais, políticas, organizacionais, pedagógicas, psicológicas, de saúde e etc), ouvindo os principais protagonistas do processo educativo. Por isso, nossa expectativa é que poderemos conhecer a fundo as principais demandas do Campus, em várias dimensões, atuando de maneira mais eficaz e envolvendo toda a comunidade acadêmica nesse processo. É um projeto pioneiro, participativo e que reunirá uma ampla gama de informações que permitirão ações mais produtivas e seguras ao longo de 2018, que ajudarão a construir um IFPI Dirceu melhor para todos os que dele fazem parte”, afirma Aurélio Agostinho Adão, diretor geral do Campus.