Você está aqui: Página Inicial > Dirceu Arcoverde > Notícias > Campus Dirceu apresenta resultados da primeira etapa do diagnóstico educacional

Notícias

Campus Dirceu apresenta resultados da primeira etapa do diagnóstico educacional

publicado: 18/04/2018 09h22 última modificação: 18/04/2018 09h22
Exibir carrossel de imagens Resultados foram apresentados pela equipe multidisciplinar do Campus

Resultados foram apresentados pela equipe multidisciplinar do Campus

Nessa terça-feira, 17, durante o encontro pedagógico, a equipe multidisciplinar do Campus Avançado Dirceu Arcoverde apresentou os resultados preliminares do trabalho inédito de diagnóstico educacional. Esse estudo teve início em dezembro do ano passado.

Foram relatados o fim do diagnóstico com os técnicos-administrativos, o início da segunda fase diagnóstica com os docentes e os resultados preliminares dos alunos. Com esses indicadores, serão planejadas ações ao longo do período letivo de 2018, a ser iniciado nessa quarta-feira, 18.

As dimensões cujos resultados foram apresentados dizem respeito ao perfil socioeconômico dos alunos, avaliação institucional, aspectos relacionados aos cursos do Campus, avaliação da equipe e setores, aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, comportamento de estudo e leitura, e saúde dos educandos. Foram utilizadas pesquisa documental, questionário on-line, entrevista e observação estruturada.

O diagnóstico educacional é uma ferramenta de pesquisa que visa perceber a escola, os indivíduos, a comunidade escolar e as famílias para que sejam aferidos e avaliados os pontos positivos e negativos, bem como os focos de intervenção dentro do IFPI, a fim de que o educador possa executar um plano de ação que leve benefícios a toda comunidade acadêmica.

“No ambiente escolar, o diagnóstico é um meio que permite avaliar a realidade da escola e da sua comunidade acadêmica, por meio de um bem executado processo e, a partir daí, se criar um plano de ação para o futuro, com base nas mudanças que precisem ser feitas. Além disso, é uma ferramenta que também funciona como uma análise do ensino e da aprendizagem, já que os resultados podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas aos nossos alunos, promovendo seu sucesso acadêmico e de vida”, declarou o diretor do Campus Dirceu, Aurélio Agostinho Adão.