Você está aqui: Página Inicial > Corrente > Notícias > Projeto Escolas Sustentáveis alcança mais de 70% das escolas de São Gonçalo do Gurguéia

Notícias

Projeto Escolas Sustentáveis alcança mais de 70% das escolas de São Gonçalo do Gurguéia

publicado: 03/10/2025 12h47 última modificação: 03/10/2025 12h47

O Projeto Escolas Sustentáveis, que promove melhorias na educação ambiental do município de São Gonçalo do Gurguéia, unindo inovação, sustentabilidade e participação comunitária, já alcançou mais de 70% das escolas da rede municipal, com a implantação de tecnologias sociais que beneficiam a comunidade local, estudantes, educadores e colaboradores das escolas.

Na Escola Nossa Senhora de Fátima, na comunidade Batalha, foi construída a primeira Fossa Verde deste novo ciclo do projeto. Trata-se de uma tecnologia de baixo custo que trata o efluente da cozinha utilizando materiais reaproveitados, como pneus inservíveis e resíduos de construção. O sistema também contribui para a produção de alimentos, uma vez que, ao seu redor, serão cultivadas bananeiras e hortaliças que aproveitam os nutrientes dos efluentes tratados.

Já a Escola Edilon Branco de Souza recebeu um Espaço Leitura Sustentável, construído com materiais reutilizados. O local oferece um acervo de 138 livros sobre sustentabilidade, meio ambiente e literatura infanto-juvenil, incentivando o aprendizado e a consciência ambiental dos estudantes.

“A força do projeto está na união de esforços. Todas as ações contaram com a participação ativa de professores, alunos, secretarias municipais, da equipe do IFPI, Enel Green Power e dos técnicos do projeto, demonstrando que a cooperação é o caminho para construir um futuro mais sustentável”, afirmou Israel Lobato Rocha, Diretor-Geral do Campus Corrente.

Sobre o Projeto:

O Projeto Escolas Sustentáveis é fruto da parceria entre o IFPI, a FADEX e a Enel Green Power, com o apoio das prefeituras de São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. O projeto tem como objetivo desenvolver intervenções práticas e aplicação de tecnologias sociais para o uso sustentável dos recursos naturais na bacia do rio Gurguéia, e replicá-las em escolas públicas dos municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Corrente.