Você está aqui: Página Inicial > Corrente > Notícias > Professor e alunos de Corrente desenvolvem sistema de automatização de poços artesianos

Notícias

Professor e alunos de Corrente desenvolvem sistema de automatização de poços artesianos

publicado: 17/06/2019 16h18 última modificação: 17/06/2019 16h18

No último dia 13, o Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí concluiu a instalação de sistema de automatização de poços artesianos na localidade de Santa Luiza, em Corrente-PI.

O sistema é resultado da parceria firmada entre o campus e a Prefeitura Municipal de Corrente, em abril deste ano. E foi desenvolvido durante a disciplina de Tópicos Especiais em inovação Tecnológica,  do 4º módulo do curso Técnico em informática, quando o professor da disciplina, Paulo de Oliveira Gomes Filho, envolveu os alunos, Adiane Souza Lustosa, Brenda Breatriz Lemos de Oliveira e Igor da Silva Reis, no desenvolvimento do sistema.

O sistema tem como principal componente o Arduíno, que é plataforma de prototipagem eletrônica open source que visa tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos, ligado a um display de 16x2, a um módulo RTC DS3231, um led verde, um led laranja, um led vermelho, um relé e a quatro sensores do tipo boia, sendo três fixados na caixa d’água e um 1 metro acima da bomba com cerca de 30m de profundidade.

A ideia de automatizar os poços surgiu durante a visita do coordenador do curso Técnico em Informática, Paulo de Oliveira Gomes Filho, à localidade Santa Luiza, em Corrente-PI, onde foram observadas as seguintes questões: um morador era pago pela comunidade para ligar e desligar a bomba do poço e somente quatro moradores da localidade estavam pagando pelo serviço, certas horas do dia faltava água nas residências e em alguns momentos a caixa enchia e ficava desperdiçando água.

Para o professor Paulo Filho, "atuação como esta motivam os alunos a aprender, além de ser gratificante ver a presença do IFPI além dos muros do campus, uma vez que é finalidade dos IFs: desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais".

Após a instalação, não houve mais a necessidade de um morador para acionamento da bomba e não houve mais ausência de água nas residências da localidade Santa Luzia. O sistema será instalado também em outras localidades.