Você está aqui: Página Inicial > Corrente > Notícias > Corrente realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Encontro de Administração e Ciências Agrárias

Notícias

Corrente realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Encontro de Administração e Ciências Agrárias

publicado: 16/11/2016 10h14 última modificação: 16/11/2016 10h19

O Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí promoveu, de 9 a 11 de novembro, a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e I Encontro de Administração e Ciências Agrárias. A programação do evento incluiu a realização de palestras, mesas-redondas e minicursos com a participação de estudantes do Campus.

Na abertura do evento, na noite do dia 9, foi encenada a peça teatral Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Informática. Em seguida, o diretor geral do Campus Corrente, Laécio Barros Dias, destacou o desafio de unir as áreas de Administração e Ciências Agrárias em um único evento. “Tivemos a sorte de que a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tivesse afinidade com o tema das ciências agrárias. Então estamos antenados e vinculados à SNTC, foi uma temática bastante rica, propícia, pois não existe vida sem alimentos”, comentou.

O professor Ricardo José Ferreira Brito, coordenador do curso Técnico de Administração, enfatizou a importância da temática. “O tema do I Encontro de Administração e Ciências Agrárias (Transformando desafios em oportunidades) foi muito pertinente, pois o mundo está em crise. Como administrar em tempos de crise é o desafio do administrador. Encontrar soluções onde a maioria não as vê é a sua característica e o estudo, a pesquisa e a extensão são indispensáveis na formação desses futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho”, disse.

O coordenador do curso Técnico de Agricultura, José Eduardo Santos Barbosa da Silva, falou sobre a relevância da temática para a região. “Sabemos tanto da importância da região sul do Piauí quanto da importância da agricultura e do agronegócio para a movimentação econômica do país. Para se sair da crise é necessário gerar divisas e ao mesmo tempo alimentar a população e a SNCT vem discutir isso, como produzir mais alimentos, como sair dessa crise através dessas oportunidades”, analisou.

A presidente da comissão organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Fernanda de Lima Camilo, comentou sobre os avanços da produção de alimentos e os problemas que surgiram com essa superprodução. “Nós conseguimos alimentar as pessoas através dos séculos, mas também vários problemas foram gerados com essa superprodução de alimentos. A partir da Revolução Verde nós tivemos novas siglas como Sustentabilidade, os selos verdes, a Eco 92 que vieram questionar esses problemas e durante os eventos nós discutimos essas temáticas, como produzir alimentos com sustentabilidade”.

Fonte: Portal Corrente (portalcorrente.com.br)
Fotos: Henrique Setragni