Notícias
Campus Corrente realiza projeto sobre dignidade menstrual
O Campus Corrente vem realizando, durante o ano de 2022, um projeto de extensão sobre dignidade menstrual. A ação tem como objetivo promover a dignidade menstrual às estudantes do campus e de escolas da comunidade, com fornecimento de itens de higiene menstrual e realização de palestras sobre educação, saúde e dignidade menstrual.
De acordo com os organizadores do projeto, a temática “menstruação” envolve silenciamentos, estigmas, vergonha, tabus cristalizados, que são reflexos de aspectos culturais e relações colonialistas que oprimem as pessoas menstruantes. "Soma-se ao preconceito relacionado à menstruação, a falta de acesso de parte da população a produtos de higiene e outros recursos necessários. Meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias que menstruam, têm tido acesso desigual a direitos e oportunidades, retroalimentado a iniquidade de gênero a cada geração, com impactos negativos nas trajetórias educacionais e profissionais", defende a coordenação.
No primeiro semestre deste ano, foram realizados encontros com dez turmas dos cursos técnicos integrados de nível médio e com uma turma do curso técnico concomitante/subsequente, em que foi possível discutir sobre o ciclo menstrual e desmistificar preconceitos.
Ao longo deste segundo semestre, os encontros aconteceram em escolas da rede municipal de ensino localizadas em comunidades carentes. Nessas visitas, foram transmitidas informações, apresentando alternativas de manejo da menstruação como os coletores menstruais descartáveis. Foi feita também a distribuição de kits de higiene menstrual (absorventes descartáveis, sabonetes íntimos e folders informativos).
Na enfermaria do Campus e nas escolas atendidas, há disponibilidade de absorventes descartáveis e sabonete íntimo para as estudantes, assim como o incentivo à comunidade acadêmica sobre a importância da doação de mais absorventes descartáveis para continuidade do atendimento às alunas que precisam.
O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar composta pela psicóloga do campus, Aline Rocha, a técnica de Enfermagem, Olívia Martins, a assistente social, Thanandra Maranhão, e o professor de História, Laécio Dias.
Simpósio - Essa experiência foi compartilhada, em maio deste ano, por meio de apresentação de um artigo científico no III Simpósio On-line de Educação, com o tema “Educação, Ciência e Saúde: por uma formação integral”. O evento foi promovido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o projeto desenvolvido pelo Campus Corrente foi premiado e publicado em um e-book como um dos trabalhos destacados.
Leia e compartilhe o e-book.