Notícias
Aluna do Campus Corrente cria aplicativo sobre ansiedade
A aluna Karine Nunes Ribeiro dos Santos apresentou no dia 22 de março seu trabalho de conclusão de curso (TCC), o aplicativo SERENITY: Chatbot Informativo Sobre Ansiedade Utilizando Linguagem Natural.
“A ansiedade se trata de um instinto normal da sobrevivência do ser humano, porém, quando em níveis elevados torna-se prejudicial à saúde tornando-se um transtorno, acarretando em diversos prejuízos na nossa saúde mental e até mesmo física. O Brasil é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o país mais ansioso do mundo, um dado alarmante que alerta sobre o quão necessário é o cuidado com a saúde mental. É importante se informar e obter conhecimento sobre saúde mental, o acesso à informação ajuda a reconhecer os sintomas, se antecipar e buscar um tratamento mais cedo, portanto informação e conscientização sobre doenças psicológicas como transtorno de ansiedade são fundamentais”, explicou a aluna sobre a escolha do tema.
O aplicativo Serenity propõe acesso a informações sobre a ansiedade, seus sintomas e tratamentos. O trabalho foi dividido em 4 momentos: na primeira etapa foi realizado um levantamento de literatura sobre os conceitos fundamentais das tecnologias utilizadas e fundamentação teórica desta proposta; na segunda etapa foram especificados os métodos, plataformas e linguagem utilizados no desenvolvimento da ferramenta; em seguida, na terceira etapa, realizou-se a implementação e treinamento do chatbot; e, por fim, na quarta etapa ocorreu a realização de testes com a ferramenta com um grupo de usuários.
Segundo Karine, com base nos resultados obtidos, a aplicação obteve sucesso no que diz respeito ao seu propósito de fornecer informações sobre ansiedade. Porém, melhorias precisam ser feitas continuamente para que o chatbot venha ser cada vez mais consistente em suas respostas.
Como trabalho futuro, o objetivo é tornar o chatbot capaz de fazer triagens identificando se usuário deve ser encaminhado a um profissional da área da psicologia, convertendo-o em um aplicativo que possa ajudar a esclarecer e auxiliar em qualquer tipo de dúvidas sobre quaisquer situações no contexto da saúde mental e que seja de interesse social, já que o aplicativo é maleável e possivelmente adaptável a responder a qualquer situação que for treinado.
Karine foi a primeira concludente do curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Corrente, e contou com a orientação dos professores Felipe Gonçalves dos Santos e Karl Hansimuller Alelaf Ferreira para desenvolvimento do trabalho.
Confira a apresentação do trabalho de conclusão de curso.