Notícias
Professor de Cocal tem artigo publicado em revista internacional da área de catálise
O Campus Cocal do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é destaque no exterior. Na última quinta-feira, 3 de setembro, um artigo do professor Maicon Oliveira Miranda, de Química, foi publicado em uma das revistas mais importantes do mundo na área de catálise, a “Catalysis Science & Technology”.
O periódico é classificado com Qualis Capes A1 na área de Química, com fator de impacto 5,72, e recebe classificação Q1, conforme o Scimago Journal & Country Rank, que tem grande visibilidade internacional. Periódicos (jornal ou revista) com indicativo de qualidade A1 e Q1 publicam artigos avaliados como excelente e relevante no âmbito nacional e internacional, respectivamente. O mesmo vale para o fator de impacto – método bibliométrico para avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas – acima de 1,00.
O trabalho do professor, intitulado "Photocatalytic degradation of ibuprofen using modified titanium oxide supported on CMK-3: Effect of Ti content on the TiO2 and carbon interaction", abordou a fabricação de um nanomaterial denominado de CMK-3, Carbono mesoporoso Koreano que serviu como suporte para incrustar o titânio, por sua vez esse foi formado com o tamanho de 9 nm, isso fez com que melhorasse suas propriedades fotoativas.
O nanomaterial foi aplicado na descontaminação do poluente farmacêutico do tipo Ibuprofeno, uma vez que 15% desse poluente é excretado na forma na qual foi ingerido. Vale destacar também o uso imprescritível desse medicamento pela população. Em conseqüência, o uso exagerado desse medicamento pode elevar em 32% as chances de uma pessoa normal desenvolver um ataque cardíaco. O catalisador em estudo obteve excelentes resultados no que tange a descontaminação do poluente farmacêutico em simulação laboratorial.
Na visão de Maicon, a publicação de trabalhos por parte de pesquisadores do IFPI, principalmente com enfoque na interdisciplinaridade, eleva o nome da instituição e aumenta a possibilidade de obter recursos para o desenvolvimento de pesquisas com os estudantes. "Com relação ao estudo, no que diz respeito ao ensino, por exemplo, noções de caracterizações, catálise, fotocatálise e meio ambiente são temas que são abordados em Química", relatou o pesquisador.
O artigo publicado é fruto do resultado da Tese de Doutorado do educador, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN (PPGQ). Maicon também faz parte do laboratório de Peneiras moleculares (Labpmol). O pesquisador é orientado pelo professor Tiago Pinheiro Braga, doutor em Química (físico-química) pela Universidade Federal do Ceará.
Acesse a publicação (em inglês).