Notícias
Exposição no Campus Cocal tem rompimento da barragem Algodões como tema
Nesta quarta-feira, às 15 horas, o Campus Cocal do Instituto Federal do Piauí inaugura a exposição Desaguar. Surgida a partir de uma pesquisa dos alunos do Campus, sob orientação da professora de Artes Marina Medeiros, a exposição enfoca o rompimento da barragem de Algodões, ocorrido em 2009. A exposição ficará aberta à comunidade, nos turnos manhã e tarde, até a próxima quarta-feira, 28.
De acordo com Marina Medeiros, a pesquisa que deu origem à exposição reuniu um corpo extenso de informações sobre o rompimento da barragem, as pessoas, o lugar e as relações tensionadas disso tudo. "Desaguar é um reflexo de uma história que marcou e marcará por muitos anos a cidade de Cocal e adjacências. Uma exposição que se lança além das águas da barragem de Algodões e nos traz questões urgentes de quem habita o local e seus arredores", diz a professora.
Após ouvir, fotografar, filmar os relatos e investigar os fatos, foram reveladas temáticas pertinentes que nasceram da tragédia: A relação do homem com a natureza; Memórias; e O que o homem quer para o futuro. Foram através desses temas que se revelaram as propostas para a exposição. "São instalações, textos, pesquisas, intervenções, que foram sendo construídos nos encontros do grupo, com o olhar sensível sobre todas as informações, vivencias de cada um dos envolvidos, as escutas na comunidade, somados em um rico processo de criação", acrescenta Marina.
Serviço
Exposição Desaguar
Entrada franca
Onde: IFPI - Campus Cocal
Quando: de 21 a 28 de junho