Você está aqui: Página Inicial > Cocal > Notícias > Cocal realiza 1ª Semana de Estágio Supervisionado das Licenciaturas

Notícias

Cocal realiza 1ª Semana de Estágio Supervisionado das Licenciaturas

publicado: 21/12/2018 12h56 última modificação: 21/12/2018 13h13

O Campus Cocal realizou, de 17 a 19 de dezembro, a sua 1ª Semana de Estágio Supervisionado das Licenciaturas, que teve o como objetivo de promover troca de experiências no âmbito da vivência dos discentes estagiários nas escolas de Ensino Fundamental do município de Cocal, e discutir de temas pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática e da Química.

O evento foi realizado através de projeto contemplado pelo edital eventos nº 027/2018 – proex/ifpi - edital de fomento para eventos acadêmicos, e buscou proporcionar situações de exercício profissional, possibilitando diálogos entre as dimensões teóricas e prática da formação docente, além de estimular a investigação científica e a aproximação das realidades escola - IFPI.

A Palestra de Abertura abordou o tema: “As Contribuições do Estágio Supervisionado para a Formação Docente” e foi proferida pela profª. Teresinha Vilani Vasconcelos de Lima, professora de Disciplinas Pedagógicas do Campus Teresina Central e coordenadora de estágios da Reitoria. 

A programação contou ainda com momentos de discussão dos programas Residência Pedagógica e PIBID, que participaram com apresentação das experiências vivenciadas no ano de 2018. 

A socialização de experiências vivenciadas pelos discentes estagiários durante a execução dos Estágios Supervisionados I e II dos cursos de licenciatura em Matemática e Química do campus se deu através de relatos de experiências (apresentações orais), participações em mesas de discussão com a presença de atores envolvidos no estágio (gestores e professores das escolas campo de estágio e estudantes da IES, como também professores supervisores do IFPI e preceptores do Programa Residência Pedagógica).

Aconteceu também a apresentação de trabalhos na modalidade banner e, dentre esses, os projetos integradores dos cursos de licenciatura do campus, os quais foram premiados no último dia do evento. 

O evento recebeu a visita da Escola Municipal Santa Terezinha, escola campo de desenvolvimento dos Projetos Integradores II das licenciaturas, sob a coordenação da profª Michele Alves.  Segundo a Coordenadora de Estágios das Licenciaturas do Campus Cocal e coordenadora do evento, profª. Rejane Fontenele de Sousa, “o evento aconteceu em sua 1ª edição com perspectivas de ser contínuo e com periodicidade anual. Ficamos muito agradecidos com a presença de um público de aproximadamente 160 pessoas, dentre a comunidade de Cocal-PI e alunos do campus. Isso nos motiva ao saber que o tema é pertinente e as escolas parceiras do estágio aceitaram nosso convite.” 

Durante o credenciamento os participantes doaram 1 kg de alimento, totalizando uma arrecadação de 150 kg, que serão doados para a APAE de Cocal.