Notícias
Professora de Campo Maior tem dissertação premiada
A professora do Campus Campo Maior, Juliana Costa Fernandes recebeu os prêmios de melhor dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática /UNIRIO 2020, e de melhor dissertação do Concurso do XX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software , com seu trabalho “Uma abordagem baseada em modelagem conceitual para compreender fatores que influenciam interoperabilidade em sistemas-de-sistemas de informação”.
Sob a orientação dos professores Rodrigo Santos e Valdemar Vicente Graciano Neto, a pesquisa propõs uma abordagem baseada em modelagem conceitual para compreender fatores técnicos, humanos e organizacionais que influenciam interoperabilidade em Sistemas-de-Sistemas de Informação. Para atingir esse objetivo, uma metodologia foi aplicada com atividades que incluíram dois mapeamentos sistemáticos e uma pesquisa de opinião com especialistas. Por fim, um modelo conceitual foi proposto com base nos achados dos estudos conduzidos e uma avaliação foi feita.
“As contribuições desta dissertação são um modelo conceitual que apoia a caracterização de SoIS e um conjunto de fatores e diretrizes para auxiliar gestores e pesquisadores no design de links de interoperabilidade em SoIS”, explicou a professora Juliana.
Confira a dissertação.