Você está aqui: Página Inicial > Campo Maior > Notícias > Alunos de Campo Maior visitam propriedade agrícola na cidade de Jatobá

Notícias

Alunos de Campo Maior visitam propriedade agrícola na cidade de Jatobá

publicado: 16/10/2017 11h04 última modificação: 16/10/2017 11h04
Exibir carrossel de imagens A visita técnica foi coordenada pelo professor Kleiton Rocha Saraiva

A visita técnica foi coordenada pelo professor Kleiton Rocha Saraiva

Objetivando promover a vivência de campo, 20 alunos do curso técnico em Agricultura do Campus Campo Maior estiveram, na semana passada, numa propriedade agrícola localizada na cidade de Jatobá (PI). A visita técnica foi coordenada pelo professor Kleiton Rocha Saraiva.

Durante a visita, a equipe do IFPI pode conhecer a área total (aproximadamente 20ha), a área atualmente cultivada (1ha) e a área em expansão (7ha) da propriedade. Os visitantes foram recebidos na fazenda pelo proprietário, conhecido como Sambaíba. Na ocasião, foi exposto um histórico da implantação da área agrícola e os aspectos inerentes às razões do cultivo orgânico.

Em seguida, a comitiva, guiada pelo produtor, pode observar, apreender e fazer questionamentos sobre o sistema produtivo da propriedade. Conheceram, ainda, o sistema de irrigação, as estruturas hidráulicas e o manejo das principais culturas cultivadas na área orgânica (banana, maracujá, feijão, mandioca, cana-de-açúcar). Além disso, os alunos puderam discutir, tecnicamente, com o produtor sobre questões relativas ao preparo, conservação e manejo do solo, bem como do planejamento agrícola das culturas.

Ao fim da visita, os estudantes tiveram a oportunidade de colher e manusear a cana-de-açúcar orgânica, de modo a obter o “caldo da cana”. “É sempre importante para a formação dos alunos de Agricultura que eles possam estar sempre em contato com a prática e as vivências, fazendo intercâmbio com agricultores e pesquisadores da área. Momentos como o vivenciado em Jatobá são imprescindíveis para o eficiente processo de ensino-aprendizagem”, destacou o professor Kleiton Saraiva.