Notícias
Alunos de Campo Maior visitam cidades do Ceará
No último dia 24, estudantes e docentes do curso Técnico em Agropecuária das modalidades integrado ao médio, subsequente e Proeja do Campus Campo Maior realizaram visita técnica interdisciplinar nas cidades de Ubajara e Guaraciaba do Norte no estado do Ceará.
As atividades iniciaram logo cedo com a expedição ao Parque Nacional de Ubajara, segundo o professor Tiago da Costa Silva Barbosa, o Parque Nacional de Ubajara apresenta afloramentos de rochas que contam 600 milhões de anos da história do Planeta, “Na ocasião, foi feita uma trilha para a Gruta de Ubajara, onde por meio da visualização das formações de solos presente, nós pudemos aplicar na prática os conceitos trabalhados na disciplina de solos em sala de aula. Os estudantes demonstraram grande interesse, deu pra perceber que foi grande a atenção deles e delas”, disse.
O Professor Mateus Santos Machado demonstrou aos presentes sobre a hidrologia do local. “A região do Parque Nacional de Ubajara contribui para a proteção dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, em especial a bacia hidrográfica do rio Ubajara, a preservação protege a encosta de deslizamentos e processos erosivos” finalizou.
Em seguida a comitiva seguiu para o Sítio São Francisco de produção Orgânica, na cidade de Guaraciaba do Norte. Na oportunidade, os alunos vivenciaram práticas de produção de animais e agricultura orgânica, com cerca de 45 variedades de alimentos que são vendidos para Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
"Essa foi uma boa oportunidade para as/os estudantes terem experiências técnicas e, principalmente, aprenderem acerca da metodologia agroecológica no manejo de frutas e hortaliças", falou a docente Dayse Batista dos Santos.
Já o professor Tibério Barbosa Nunes Neto disse que momentos assim são de extrema importância na formação técnica e humana dos estudantes do Curso de Agropecuária, com discussões também sobre políticas públicas e fortalecimento da agricultura familiar.
O Chefe de Departamento de Administração e Planejamento do Campus Campo Maior, Lucas Robert Pereira Rocha, enfatizou que o campus sempre apoiará esse tipo de ação, pois atende também aos princípios do IFPI, que tem como finalidade e características, a promoção da produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação ambiental.
A visita terminou com um banquete agroecológico no EcoParque Urubú em Guaraciaba do Norte. “Para os professores Dayse e Thiago, atividades de ensino e extensão como essas podem proporcionar não só conhecimento intelectual para os estudantes, como também propiciam a formação geral, cultural, ética no desenvolvimento do senso crítico, da cidadania e da responsabilidade social.