Notícias
Estudantes de Alimentos do Campus Angical realizam visita técnica à ALEPI

Os alunos tiveram acesso aos setores da Assembleia Legislativa, incluindo a Escola do Legislativo
Os estudantes do curso técnico em Alimentos do Campus Angical do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizaram, na última quinta-feira, 22, uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A atividade foi proposta na disciplina de Juventude e Sociedade. A visitação foi monitorada pelos professores Francisco Ramos, André Araújo e Olivânia Rocha. Os alunos tiveram acesso aos setores da Assembleia Legislativa, incluindo a Escola do Legislativo.
Os discentes foram recepcionados pelo cerimonial da Assembleia e a visita técnica foi realizada em três momentos: no primeiro, o diretor da Escola do Legislativo, José Osmar Alves, apresentou as atividades da Assembleia no espaço de aula da escola. No segundo, os alunos foram guiados pelos setores da ALEPI, incluído o plenário, o plenarinho, o cine teatro e a rádio. No terceiro momento, os alunos retornaram à Escola do Legislativo e assistiram a uma palestra sobre como os processos são colocados em pauta e também sobre os procedimentos para assistir as sessões ordinárias e extraordinárias.
Nessa oportunidade, a estudante Antônia Clara entregou ao deputado estadual Francisco Limma, que representava a Presidência da ALEPI, uma carta aberta aos Poderes Legislativo e Executivo, e aos órgãos de proteção, defesa e garantia dos direitos da juventude do Médio Parnaíba Piauiense.
O deputado e o diretor da Escola do Legislativo se comprometeram a responder os alunos. Eles acenaram ainda com a possibilidade de ofertar um curso na escola da ALEPI. Além disso, encorajaram os alunos a acompanharem as atividades da Assembleia Legislativa com intuito de participarem do projeto Futuro Parlamentar.
O encerramento da visita técnica ocorreu à tarde, quando os estudantes fizeram um passeio panorâmico de ônibus pelas sedes dos Poderes Executivo e Legislativo Estadual e Municipal.
Sobre a carta aberta
O documento entregue aos dirigentes públicos da Assembleia legislativa foi elaborado pelos discentes, sob a orientação dos professores Francisco Ramos e André Araújo, durante as discussões sobre juventude e desenvolvimento social, político e econômico, na disciplina de Juventude e Sociedade.
Nessa oportunidade de diálogos, os alunos refletiram sobre o jovem, sua inserção na sociedade, exercitaram o protagonismo de problematizar sua condição e propor soluções para a juventude.
“Mando-lhes esta carta para solicitar medidas em relação à condição de vida de todo cidadão do médio Parnaíba piauiense, em particular a população de jovens. Como moradores nos municípios, alegamos que a insegurança diante da vida tem sido de grande preocupação a qualquer um que tente ocupar espaços de ajuda pública”, diz um trecho da carta.
As alunas Antônia Clara e Anna Vitória destacaram “que os jovens passam por muitas dificuldades, que eles precisam de ajuda e que a educação de qualidade é uma das soluções possíveis”.