Notícias
Campus Angical realiza III Sempeex
No período de 25 a 26 de setembro aconteceu no Campus Angical a terceira edição do Seminário de Pesquisa e Extensão (Sempeex) com o tema "Múltiplos olhares sobre a pesquisa e sua importância para o desenvolvimento global e local na sociedade contemporânea".
O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inclusão e Políticas Públicas (GEPEIP), e contou com apoio da Direção Geral do Campus Angical, a parceria da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e da Red Internacional de Etnomatemática. Os alunos dos cursos superiores também tiveram um papel fundamental na realização do evento.
Bruna Iwata, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPI, falou sobre a importância dos aspectos éticos nas pesquisas. Os benefícios do emprego da tecnologia de alimentos para a cadeia produtiva foram explanados por Melina Macedo e Lorrane Mesquita. O evento contou ainda com a participação de Rodrigo Morozetti, da Associação Nova Escola, que falou sobre Base Nacional Comum Curricular - BNCC e suas implicações para a educação brasileira, juntamente com a Cleonice Lino e Cleire Amaral. Olenêva Sanches Sousa, coordenadora no Brasil da Red Internacional de Etnomatemática, discorreu sobre a Etno-x como perspectiva de pesquisa e ensino.
A inovação nesta edição do Sempeex foram as participações de palestrantes por videoconferência. A roda de conversa sobre Educação Inclusiva contou com a participação de Rita Bonança (Doutoranda em Educação/Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI/México) diretamente de Portugual. E presencialmente a participação da Professora Sandra Cunha. A roda de Tecnologias Digitais e Inovadoras na Educação ocorreu com a participação do Professor Eniel do Espírito Santo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e do Professor Roberto Luz no auditório do campus.
Foram realizados também minicursos, oficinas, apresentações de comunicações científicas e Mostra Extensionista. Os melhores trabalhos receberam menção honrosa.
1º Lugar - Conhecimento e hábitos de saúde bucal de estudantes de uma escola pública - Geyssiane Rodrigues.
2º Lugar - Ensino de Física no século XXI: caminhos para uma educação inclusiva - Mikaele Campelo.
3º Lugar - Informação Tecnológica do uso da Inteligência artificial associada a implementos agrícolas – Francisco Alysson.