Notícias
Campus Angical encerra curso sobre Internet das Coisas

O curso foi viabilizado através do projeto de extensão denominado IOT for Teachers
No sábado, 16 de janeiro, o Campus Angical do Instituto Federal do Piauí (IFPI) encerrou o curso de Introdução à Internet das Coisas para professores, com atividade de socialização da experiência e reflexões sobre possibilidades de aplicação destas tecnologias na prática docente. O encontro, assim como todo o curso, foi realizado de forma remota por meio da plataforma Google Meet.
O curso foi viabilizado através do projeto de extensão denominado IOT for Teachers, selecionado no edital 84/2020, da Pró-reitoria de Extensão, para projetos de extensão remotos de prevenção e combate à pandemia da Covid-19. O curso começou em 2020 e teve uma carga-horária total de 40 horas divididas em dois encontros semanais.
Os participantes puderam conhecer sobre os conceitos e aplicações da Internet das coisas no cotidiano e desenvolver projetos práticos com o uso de simuladores como o TINKERCAD e da plataforma de prototipação BBC Micro:bit, que juntamente com outra plataforma, a App Inventor do MIT, foram a base para desenvolver os projetos no curso.
Ofertado a professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciaturas da região metropolitana de Teresina e Médio Parnaíba, com vistas a possibilitar a disseminação do conhecimento em tecnologias emergentes, o curso trouxe uma abordagem prática desta tecnologia, que se apresenta como um dos pilares da indústria 4.0.
“Esperamos que tenha sido apenas o início de um ciclo de aprendizagem e difusão dessas tecnologias no cotidiano escolar e que os professores possam levar este conhecimento até seus alunos através da interdisciplinaridade, possibilitando uma boa adequação à realidade da educação 4.0, tão necessária para acompanhar a evolução socioeconômica da atualidade”, enfatiza Valdeilson Ramos, coordenador do projeto.