Notícias
Campus Angical dá início às Giras de Maio
O Campus Angical, em parceria com lideranças da Comunidade Quilombo Mimbó, deu início em 13 de maio , às atividades do Giras de Maio, com o objetivo de contribuir para a construção de espaço-tempo potencializadores de diálogos, convivências e reflexões, envolvendo a escola e comunidade na promoção de uma educação para as relações étnico-raciais no contexto da diversidade.
Estiveram presentes aproximadamente 280 pessoas, entre alunos, docentes e membros da comunidade, na primeira Roda de conversa, com o tema “A formação das políticas públicas educacionais no Brasil de maioria educacional negra”, proferida pelo professor Edvaldo César e professor Francisco Ramos, do Campus Angical do Piauí. Houve ainda relato de experiências sobre a “Trajetória educacional do Mimbó: ontem e hoje”, com a participação da professora Idelzuita, do professor Rodrigo Miranda e Marta Paixão, da Comunidade Quilombola Mimbó.
As próximas Giras ocorrerão em 21 de maio (Sábado), às 21h, com a Visita à Festa dos Pretos-Velhos, na Tenda Espírita de Ogum - São Jorge, na Comunidade Quilombo Mimbó, no município de Amarante.
A culminância será em 27 de maio(Sexta-feira), às 9h, no Auditório do Campus Angical, com a roda de conversa “Educação para as relações étnico-raciais e religiões de matriz africana”, com a participação da professora Dailme Tavares, do Campus Barra do Corda da UEMA, e apresentação de vídeo: “Vivência na Festa dos Pretos-Velhos”, na Tenda Espírita de Ogum. Por fim, o momento de Relato de experiência sobre religiões de matriz africana na Comunidade Quilombo Mimbó, com a participação da professora Idelzuita Rabelo da Paixão e professor Rodrigo Miranda.