Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Alunos do Campus Angical aprovam artigos para Encontro Latino-Americano

Notícias

Alunos do Campus Angical aprovam artigos para Encontro Latino-Americano

publicado: 05/08/2019 16h19 última modificação: 05/08/2019 16h19

Alunos do Campus de Angical do Piauí tiveram artigos aprovados no II Encontro Latino-Americano de Etnomatemática, que acontecerá no período de 8 a 13 de setembro de 2019, na Universidad Nacional da Costa Rica, Campus Sarapiqui, em São José (Costa Rica). 

Na área de matemática foi aprovado trabalho dos alunos alunos Lucas Gabriel Lima Viana e Luciano Rodrigues de Santana, do curso de licenciatura em Matemática, realizado com financiamento do PIBIC. Já na área de física, foi aprovado o trabalho de conclusão de curso de Raimundinha Gomes Nunes Vilanova, do curso de licenciatura em física, sob orientação do professor Antônio Francisco Ramos. 

As pesquisas são fundamentadas na etnomatemática e etnofísica, cujos objetos pesquisados rementem à geomentria dos quibanes e arupembas e leis fisicas presentes em artefatos de ancetralidade indígena presentes nos utensílios, habitos e saberes cotidianos da população de municipios do médio Parnaíba Piauiense: Angical do Piauí, Santo Antonio dos Milares, São Pedro do Piauí e Regeneração. 

“A participação dos alunos no evento contribuirá para a divulgação de pesquisas locais no âmbito da agenda internacional de etnomatemática e etnofísica, especialmente pela sua relevância na construção de conhecimentos de matemática e física contextualizada na cultura e educação para as relações etnicorraciais”, falou o professor Antônio Francisco Ramos.