Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Alunos de Angical são premiados em campeonato de Matemática na China

Notícias

Alunos de Angical são premiados em campeonato de Matemática na China

publicado: 26/11/2019 13h57 última modificação: 26/11/2019 13h57

 

Os alunos do Campus Angical,  Brenno Lopes Nobrega, Daniel Gomes da Silva Costa, Darlan da Silva Costa Velozo, David Sousa Borges, Ian Jose Sousa da Fonseca e Lucas Rennan de Sousa Silva, acompanhados pelo professor Edem Assuncao Baima Neto, integraram a Delegação Brasileira no  10° World Mathematics Team Championship - WMTC (10º Campeonato Mundial de Equipes de Matemática), realizado no período de 21 a 25 de novembro, em Beijing- China, onde David Sousa Borges e  Brenno Lopes Nobrega conquistaram duas medalhas, uma de prata outra de bronze, respectivamente, em categorias individuais. 

A delegação brasileira foi composta por 164 estudantes de 22 escolas públicas e privadas, acompanhados de 60 professores. Os brasileiros, de 11 Estados de todas as regiões do Brasil, competiram com estudantes de outros cinco países – China, Austrália, Filipinas, Malásia  e Bulgária.

O WMTC é uma iniciativa do CICEC – China International Culture Exchange Centre, The World of Mathematics and Physics Journal e da Hope Cup Mathematics Competition (maior competição de Matemática da China). É um torneio internacional disputado por equipes para avaliação dos conhecimentos matemáticos. Podem participar estudantes de qualquer ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A delegação brasileira foi escolhida a partir da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, competição criada pelo Ministério de Educação da França em 1989. No Brasil, os dois campeonatos são organizados com exclusividade pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - Rede POC - instituição de intercâmbio científico juvenil, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na opinião do diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, as escolas brasileiras precisam integrar seus alunos ao mundo. “A globalização da sociedade exige que as escolas desenvolvam ações para preparar crianças e jovens para essa realidade. A participação nesta competição é importante por isso, além de aprimorar os conhecimentos em Matemática e as habilidades de trabalho em equipe”, diz Ozimar, que também representante brasileiro no Comitê Internacional da WMTC.

O WMTC dá prioridade para o trabalho em equipe e promove o espírito de cooperação e organização das habilidades dos alunos. Cada equipe foi composta por seis alunos e dois suplentes.

Durante a WMTC, os estudantes brasileiros foram desafiados a resolver questões matemáticas em diferentes graus de dificuldade e fizeram provas em grupos, de revezamento e individuais.