Você está aqui: Página Inicial > Uruçuí > Notícias > Alunos de Agronomia de Uruçuí vivenciam o cultivo de hortaliças

Notícias

Alunos de Agronomia de Uruçuí vivenciam o cultivo de hortaliças

publicado: 19/08/2025 16h38 última modificação: 19/08/2025 16h38

No dia 19 de agosto, estudantes da disciplina Extensão Curricular II do Curso de Agronomia do Campus Uruçuí participaram de uma visita técnica à propriedade Hortas Boa Esperança, do produtor Adalberto, localizada no município de Uruçuí (PI).

Durante a visita, orientada pelo professor Eduardo Magno, os alunos conheceram as práticas de cultivo, manejo e comercialização de diferentes hortaliças, observando os desafios enfrentados no dia a dia da produção agrícola. Além disso, através do contato direto com o produtor compreenderam melhor a realidade local e a importância da agricultura familiar para o abastecimento da região.

"Foi uma experiência incrível! Poder colocar a mão na terra, ao lado do seu Adalberto, da dona Raissa, do professor Eduardo e de toda a turma, foi muito especial. Descobri que plantar cebolinha e coentro vai muito além de cavar buracos: aprendi a forma correta de colher para garantir o rebrote, entendi a importância do adubo e percebi como esse ‘simples’ cheiro-verde tem um papel fundamental no sustento de tantas famílias", disse a aluna Naila Vieira.

Segundo o professor Eduardo Magno, a atividade possibilitou aos discentes compreenderem a realidade do campo para além da teoria, aproximando-os da rotina de um produtor que enfrenta desafios e encontra soluções diariamente. “Momentos como esse, fortalecem a formação crítica dos futuros agrônomos, despertam maior sensibilidade social e reforçam a missão da extensão rural de transformar conhecimento em prática e benefício coletivo”, falou.

Ainda segundo o professor, essa vivência prática, contribui para a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a realidade do campo, despertando nos estudantes um olhar mais crítico e reflexivo sobre a importância da extensão rural como elo entre a instituição de ensino e os agricultores.