Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Alunos de Angical participam de evento internacional na Semana da Consciência Negra

Notícias

Alunos de Angical participam de evento internacional na Semana da Consciência Negra

publicado: 28/11/2017 13h08 última modificação: 28/11/2017 18h05

No período de 22 a 25 de novembro, uma comitiva de alunos do Campus Angical do Piauí participou do evento internacional “VIII Memórias de Baobá”, realizado anualmente na semana da consciência negra pelo Núcleo de Africanidades Cearense (NACE), da Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará.

Coordenados pelo professor Antônio Francisco Ramos, os alunos apresentaram comunicações científicas e oficinas sobre “Jogos de Tabuleiros Africanos no Ensino de Matemática”, resultados de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas desde o período letivo de 2016.2, com alunos do curso de Matemática.

Ao todo foram aprovados seis artigos para apresentação e publicação, discorrendo sobre o jogo Shisima, Yoté e Tarumbeta e suas implicações para o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. Os artigos foram produzidos pelos alunos e alunas: Antônia Tamires da Silva Santos, Isabella Cristina Sousa Rocha, José Elias Pires dos Santos, José Lucas Soares de Alencar, José Lucas Soares de Alencar, Keilane Alves Feitosa, Laudícea Aparecida Araújo Lima, Lucas Gabriel Lima Viana, Luciana de Sousa Gomes, Luiz Augusto de Sousa Silva e Paulo Adriano Villanova da Silva. José Lucas, Lucas Gabriel, José Elias, Paulo Adriano, Luiz Augusto, Laudícea, Luciana, Keylane, Antonia Thamires.

A aluna Isabella, do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, relatou suas experiências de exercício do juvenil nos movimentos sociais de valorização da estética negra, a exemplo do “Movimento Encrespa Amarante” e “Encrespa IFPI”, realizados em maio de 2017.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de dialogar com pesquisadores de várias áreas do conhecimento, de renome nacional e internacional, tanto de origem africana quanto brasileira, e conhecer uma diversidade de práticas pedagógicas afro-referenciadas de diferentes regiões do Brasil, a exemplo: José P. Castiano (Universidade Pedagógica e Maputo - Moçanbique), João Pinto Có (INEP – Guiné Bissau) Conceição Evaristo (Escritora), Anderson Flor (UNB), Eduardo Oliveira (UFBA), kiusam de Oliveira (UFES), Carlindo Fausto (UNILAB/UFBA) dentre outros.   

“Aprendi muito com evento sobre minha ancestralidade e a cultura africana. Isso foi muito importante para minha formação acadêmica e me fez conhecer mais sobre a etnomatematica”, falou o aluno José Elias.