Você está aqui: Página Inicial > Uruçuí > Notícias > Professor do Campus Uruçuí desenvolve aplicativo para leitura de parâmetros do solo

Notícias

Professor do Campus Uruçuí desenvolve aplicativo para leitura de parâmetros do solo

publicado: 15/12/2025 13h19 última modificação: 15/12/2025 14h46

Professor de Física do Campus Uruçuí, André Querino desenvolveu aplicativo móvel voltado ao monitoramento de parâmetros do solo, com aplicação em atividades de ensino, pesquisa científica e agricultura de precisão. O aplicativo, denominado Cacto IFPI, tem lançamento previsto para o início de 2026, com uma versão gratuita disponibilizada na Google Play Store.

O Cacto IFPI permite a conexão direta do celular com sensores multiparâmetros de solo, possibilitando a leitura de informações como umidade, temperatura e condutividade elétrica, além do armazenamento dos dados com georreferenciamento. Nesta primeira versão, o aplicativo realiza a leitura de sensores com comunicação RS-485 (protocolo Modbus) e também pode operar integrado a dispositivos como o ESP32, ampliando a flexibilidade e reduzindo custos.

Além da aquisição dos dados, o aplicativo realiza análise estatística das medições, permitindo coletas simples para fins didáticos e séries mais extensas voltadas à análise científica. Os dados são armazenados em formato compatível com planilhas eletrônicas e softwares científicos, facilitando o uso em projetos acadêmicos.

O desenvolvimento do aplicativo é fruto do trabalho apresentado pelo professor no IX Congresso Internacional de Ciências Agrárias (COINTER 2024), realizado no Campus Teresina Central do IFPI, intitulado  “Monitoramento de Parâmetros do Solo com Sensor de Múltiplos Parâmetros Conectado a Dispositivo Móvel: uma Metodologia de Baixo Custo para Agricultura de Precisão”.

Segundo o professor André Querino, o Cacto IFPI foi concebido para permitir que estudantes do ensino médio, graduação e pesquisadores possam desenvolver projetos na área de agricultura de precisão, sensoriamento ambiental e tecnologias aplicadas ao campo. O docente destaca ainda que novas versões do aplicativo já estão em desenvolvimento, com a previsão de:

    - compatibilidade com novos tipos de sensores de solo;

    - armazenamento em nuvem;

    - compartilhamento de dados entre usuários;

    - cruzamento de dados de solo com informações meteorológicas.

“O aplicativo representa uma importante ferramenta para o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão no IFPI, contribuindo para a disseminação de soluções tecnológicas acessíveis e inovadoras voltadas ao setor agrícola”, finalizou o professor.