Notícias
Teresina Zona Sul realiza workshop sobre LGBTs e trabalho na Gastronomia
O Campus Teresina Zona Sul promoveu, nesta sexta-feira (19), o evento "A vez e a voz de uma Cozinha Diversa" em parceria com o grupo Matizes @matizesteresina, entidade reconhecida nacionalmente pela suas ações em defesa das pessoas LGBTQIAPN2+.
Num primeiro momento, foi realizada uma roda de conversa com cozinheiros LGBTs que compartilharam suas vivências do ambiente de trabalho com estudantes do curso de Tecnologia em Gastronomia. Em seguida, foi a vez de alunas do IFPI repassarem técnicas de confeitaria para pessoas LGBTs e aliadas.
O evento foi organizado pelo professor de Gastronomia, Carlos Lustosa, que destacou a importância de promover ações de visibilidade à comunidade LGBTQIAPN2+. "Vivemos em uma sociedade diversa e é preciso que essa diversidade seja vista e tenha espaço para se expressar. Foi esse o principal objetivo do evento. Aproximar os estudantes do IFPI de uma realidade que já existe e buscar promover neles uma conscientização sobre a necessidade de se respeitar a todas as formas de ser e suas vivências", descreve.
Lucas Barros, integrante do grupo Matizes, explicou que ações afirmativas são necessárias, relevantes e transformam vidas. "Eventos como esse que dão visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN2+ promovem a sensibilização das pessoas, sejam elas da comunidade ou não, e fazem um elo com a população em geral. Ajudam na representatividade, ao mostrar pessoas reais que trabalham, têm necessidades e que são atravessadas por vários preconceitos. Poder compartilhar com os estudantes e a forma como eles acolheram foi algo muito valioso", declarou o jovem. O Matizes completou 21 anos na última quinta-feira (18) e é uma referência na luta pelo direito dos LGBTQIAPN2+