Notícias
Projeto Alvorada expôs produção na Feirinha Verde
No dia 31 de agosto, participantes do projeto Alvorada expuseram itens únicos e sustentáveis na "Feirinha Verde", uma exposição e venda de produtos autorais e com consciência ambiental, realizada no Espaço Rosa dos Ventos, localizado no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A coleção, desenvolvida integralmente pelas alunas egressas do sistema penal, contou com ecobags personalizadas, necessaires, artigos de crochê e bordados, tudo feito a mão.
O evento foi realizado pelo NISP (Núcleo de Inclusão Social e Produtiva), sob a coordenação da professora Lena Olyver, coordenação pedagógica de Aline Chaves e coordenação administrativa de Nelymar Gonsalves. A feira foi a culminância do trabalho desenvolvido por alunas egressas do sistema penitenciário, que contaram com o suporte de professores, mentores, psicólogos e assistentes sociais do núcleo.
A comunidade acadêmica da UFPI e o público externo prestigiaram o evento, apoiando a iniciativa através da compra dos produtos. A participação na feira foi através da parceria e apoio da Irenildes Batista coordenadora da Feirinha Verde.
Durante meses, as alunas participaram de cursos de capacitação profissional onde desenvolveram habilidades técnicas e de auto gestão e empreendedorismo. Na feira, elas mesmas expuseram e comercializaram os produtos desenvolvidos no NISP. “O aprendizado prático abrangeu desde técnicas de costura industrial e doméstica até manualidades como bordado e crochê, permitindo a criação de peças que unem utilidade, moda e arte. O evento foi a oportunidade de colocarem em prática não apenas o ofício, mas também noções de atendimento ao cliente, precificação e vendas”, explicou a professora Aline Chaves.
“Esta feira é mais do que uma venda; é a materialização de um recomeço. Cada ponto dado no tecido, cada peça vendida, representa a recuperação da autoestima e a conquista da autonomia dessas mulheres. Estamos plantando sementes para uma vida nova”, afirmou a coordenadora do NISP Lena Olyver.
O Projeto Alvorada Ciclo 2, é uma parceria entre A SENAPPEM (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) IFPI (Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Zona Sul) e Escritório Social da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS). O objetivo central do projeto é promover a capacitação profissional e a reinserção social de mulheres egressas do sistema prisional, oferecendo um caminho para reconstruir suas vidas de forma autônoma e digna. O Projeto Alvorada é estruturado em três fases formativas que se complementam:
-
Fase 1: Capacitação técnica em costura e manualidades.
-
Fase 2: Mentoria e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de gestão (com apoio de psicologia e serviço social).
-
Fase 3: Apoio à inserção no mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Esta estrutura garante a progressão da aprendizagem, o fortalecimento da permanência das alunas no programa e uma preparação robusta para a inserção produtiva. O objetivo final é estimular a autogestão e criar condições adequadas para que elas possam empreender, gerar renda e participar de atividades de economia solidária, rompendo o ciclo de exclusão.