Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Professora lança livro sobre modernização e segregação urbana em Teresina

Notícias

Professora lança livro sobre modernização e segregação urbana em Teresina

publicado: 29/06/2017 09h29 última modificação: 29/06/2017 09h29
O livro é resultado da pesquisa de Mestrado em História do Brasil pela UFPI

O livro é resultado da pesquisa de Mestrado em História do Brasil pela UFPI

A professora do Instituto Federal do Piauí, Regianny Lima Monte, lançará na próxima quarta-feira, 5 de julho, o livro “Vidas incertas: o processo de modernização e segregação urbana de Teresina na década de 1970". O lançamento ocorrerá na Biblioteca Professor José Gomes, do Campus Teresina Zona Sul, às 17 horas.

O livro é resultado da pesquisa de Mestrado em História do Brasil pela UFPI, desenvolvido entre 2008 a 2010. O livro teve auxílio de publicação da FAPEPI e o ISBN pelo IFPI – Campus Teresina Zona Sul.

O trabalho faz uma análise do processo de modernização e segregação urbana que a cidade de Teresina passou durante o regime civil-militar. No primeiro momento, Regianny analisa o processo de migração campo cidade que proporcionou o aumento populacional na capital do estado do Piauí, com o aumento considerável da pobreza urbana. Na sequência, ela evidencia a implementação de um processo de reformulação urbanística no sentido de tornar a capital em um centro urbano desenvolvido e moderno.

Ao final, a autora lança o olhar para o grupo de moradores que foram retirados de suas casas para ceder lugar a abertura da Avenida Miguel Rosa. “Essas pessoas tiveram suas vidas marcadas pelo processo de violência do remanejamento compulsório, que deixou marcas profundas na memória desses moradores que carregam consigo uma carga de (res)sentimentos em torno dessa experiência”, comenta.

Serviço

Lançamento do livro “Vidas incertas: o processo de modernização e segregação urbana de Teresina na década de 1970"
Onde: IFPI - Campus Teresina Zona Sul (Biblioteca Professor José Gomes)
Quando: 5 de julho de 2017
Horário: 17 horas