Notícias
Professora do Campus Teresina Zona Sul participa de livro sobre letramentos visuais
A professora Tâmara Milhomem, do Campus Teresina Zona Sul, é autora de capítulo no livro “Letramentos visuais e formação de professores de línguas”, elaborado na disciplina "Letramentos Visuais", ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG).
A disciplina, ministrada pelos professores Daniel Ferraz (USP) e Andréa Mattos (UFMG), reforça a importância dos estudos de letramentos e suas mais variadas perspectivas atuais (letramentos, letramentos críticos, multiletramentos, novos letramentos e letramentos visuais, dentre outros).
Tâmara elaborou o terceiro capítulo da obra, intitulado " Entre o visual e o digital: a leitura da multimodalidade". “Nele confluíram teorias do Letramento Crítico, dos letramentos visuais, da multimodalidade, e discussões etnico raciais.Por esse caminho, convido o leitor a descortinar seu olhar para perceber os ditos e não ditos presentes nas imagens que nos rodeiam”, explicou.
Miriam Jorge, professora da UFMG, situa a obra na esfera da Educação Linguística Crítica e nos estudos sobre novos letramentos, multiletramentos, letramentos críticos e suas ramificações contemporâneas. “Este livro é um instrumento valioso na formação acadêmica e na compreensão crítica das transformações contemporâneas. Das intrincadas tramas da comunicação política à linguagem do consumo, oferece insights essenciais para a análise de ideias em um contexto em que as palavras adquirem vida nas imagens. Sua leitura abre espaços para novas aprendizagens e estimula a geração de pesquisas e práticas que representam olhares mais atuais aos usos sociais da leitura e da escrita em um mundo moldado pela convergência tecnológica e multimodalidade”, finalizou.
Adquira o livro no site da editora.