Notícias
Núcleo de Pesquisa do IFPI realiza mostra de trabalhos
O Núcleo Experimental de Pesquisa e Produção Artesanal- NEPPA realizou na segunda(19), a 1ª Mostra de Trabalhos, no campus Teresina Zona Sul. O evento é a culminância de pesquisa de novos materiais realizadas, no segundo semestre de 2017, na Central de Artesanato Mestre Dezinho e Mercado Central de Teresina e oficinas de produção nos Ateliês Aris Carvalho, Josette Carmo, Ellen Mourão, Yolanda Carvalho e Osani Arimatéa.
Participaram do evento a pró-reitora de extensão do IFPI, Divamélia Gomes, a Diretora de Assistência Estudantil, Zilda Lima, a diretora do campus Teresina Zona Sul, Francisca Assunção, a coordenadora de Extensão do campus, Mairla Teles, das artistas plásticas Aris Carvalho, Josette Carmo, Osani Arimatéa, servidores, estudantes e visitantes externos.
Na Mostra foram expostas peças artesanais confeccionadas pelas estudantes e professoras participantes do projeto, utilizando-se os mais diversos materiais e técnicas, com destaque para découpage sobre vidro, MDF e cerâmica, pintura livre sobre tecido e cerâmica, encadernação artesanal e bordados sobre feltro.
De acordo com a professora Ana Claudia Xavier a ideia é que o NEPPA sirva como referência para a criação de uma Incubadora Social ou Empresa Júnior, que atuará na linha experimental de criação, análise e produção de artigos artesanais, criada no seio dos Cursos Técnico em Vestuário e Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFPI, com vistas ao incremento dos cursos em parceria e em atendimento à comunidade.
Sobre o NEPPA
O NEPPA é coordenado pelas professoras Elenilce Mourão e L’Hosana Tavares, do campus Teresina Zona Sul, e Ana Claudia Xavier, do campus Teresina Central e foi criado através de projeto submetido pelo Edital Fluxo Contínuo n° 01/2017/PROE/IFPI. O núcleo tem como objetivos o estudo e aproximação entre os artesanatos tradicional e contemporâneo piauienses, em suas diversas modalidades e vertentes. Atualmente, 8 estudantes do curso Técnico em Vestuário e duas ex-alunas do Programa Mulheres Mil, além das três professoras, participam das pesquisas e produções.