Notícias
Estudantes de Gastronomia de Teresina participam de projeto com a galinha patrimônio do Piauí
Os estudantes de Gastronomia do campus Teresina Zona Sul participaram, no último dia 8, durante a Expoapi, da I Mostra Gastronômica da Galinha Canela-Preta, um projeto sobre a valorização da espécie, que é considerada patrimônio histórico, cultural e genético do estado do Piauí. O evento foi organizado pelos campus do IFPI de José de Freitas e Teresina Zona Sul, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Embrapa, Senar, Câmara de Avicultura e Associação de Criadores de Galinhas Caipira Canela-Preta (ACGCCP).
Na oportunidade, foram ministradas a criadores palestras sobre as características genéticas da galinha canela preta, bem como pesquisas acadêmicas, técnicas de criação e venda e sua relação com a cozinha piauiense.
Segundo o professor de Gastronomia Piauiense do campus Teresina Zona Sul, Carlos Lustosa, é preciso conhecer e valorizar cada vez mais a ave. “As galinhas caipiras são uma parte importante da cultura alimentar do nosso estado, uma vez que estamos todos muito ligados à ruralidade, até pela própria formação do Piauí que historicamente está associado às fazendas. Então valorizar e reconhecer o valor da galinha canela preta é exaltar a nossa história e a nossa identidade”, afirma.
Os alunos dos cursos de Tecnologia em Gastronomia e ProEJA garantiram a degustação de preparações tradicionais – Galinha ao Molho, Maria Isabel de galinha, Pirão de Parida, Frito de Galinha – e contemporâneas – Tamagoyaki/Malassada de Pirão de Parida com granola salgada e Dadinho de Galinha Canela Preta com redução de cajuína e esferas de pimenta de cheiro. As receitas foram elaboradas com a ave e seus ovos sob a orientação dos professores Carlos Lustosa, Libia Amaral Correa e Luciana Silva.