Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Campus Teresina Zona Sul realiza debate sobre a série "Os 13 Porquês"

Notícias

Campus Teresina Zona Sul realiza debate sobre a série "Os 13 Porquês"

publicado: 24/04/2017 15h28 última modificação: 24/04/2017 15h28
Exibir carrossel de imagens Atividade fez parte do projeto "7ª Arte e Filosofia"

Atividade fez parte do projeto "7ª Arte e Filosofia"

Na última quarta-feira, 19, o projeto "7ª Arte e Filosofia", dos professores de Filosofia do Campus Teresina Zona Sul, Esmelinda Silva Fortes e Francílio do Vale, promoveu um debate sobre a série "Os 13 Porquês" (13 Reasons Why), que tem como um dos temas o suicídio. Para mediar o debate foi convidado o psicólogo Daniel Feitosa do PROVIDA, ambulatório especializado no atendimento das pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio.

A ideia do debate surgiu dos anseios dos alunos que assistiram a série, ficaram com dúvidas e pediram a opinião dos professores e dos psicólogos do Campus sobre os assuntos abordados, como suicídio, alienação parental e bullying. "O objetivo primordial do nosso debate foi o de enaltecer a valorização da vida e da superação dos problemas afetivos e de relacionamentos dos nossos alunos", explicou a psicóloga Layane Bastos.

Após a exibição do episódio piloto, os alunos apresentaram as dúvidas que foram respondidas pelo psicólogo Daniel Feitosa. "Esse debate permitiu abordar o tema do suicídio de forma esclarecedora e baseado em  princípios éticos e científicos e a importância do cuidado com a nossa saúde mental", disse Feitosa. "O debate possibilitou a ampliação do nosso conhecimento e agora podemos ajudar nossos colegas", comentou Ana Clara Lima, aluna do curso técnico em Vestuário.

O projeto "7ª Arte e Filosofia" nasceu do desejo dos alunos em discutir temas filosóficos do nosso cotidiano como por exemplo, a tecnologia, a influência das redes sociais, stalking (invasão de privacidade digital), o individualismo, o preconceito racial, de gênero etc. que são abordados em filmes, documentários e séries. "Trazendo esse tipo de material audiovisual é possível articular o conteúdo dado em sala de aula para que os nossos alunos consigam construir o seu próprio entendimento", destacou a professora Esmelinda Fortes.

PROVIDA

O ambulatório do funciona no Centro Integrado Lineu Araújo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem a necessidade de marcação prévia e oferece atendimento psiquiátrico e psicológico.