Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Alunos de Gastronomia e Moda se unem e elaboram pratos inspirados em artistas

Notícias

Alunos de Gastronomia e Moda se unem e elaboram pratos inspirados em artistas

publicado: 31/05/2023 14h10 última modificação: 31/05/2023 14h40

Alunos cursos de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Design de Moda do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveram nesta quarta-feira (31) a Mostra VestCozinhArte. O evento apresentou pratos apresentados e preparados de maneira criativa com inspiração em artistas como os pintores Salvador Dalí e Paul Cézanne, o estilista Valentino Garavani e o poeta Fernando Pessoa.

Os professores organizadores do evento, Carlos Lustosa e Aline Chaves, explicam que a proposta era desafiar os estudantes ao mesmo tempo em que os estimulavam a pesquisar e aprofundar suas técnicas, além de proporcionar a integração entre eles.

“Os alunos foram divididos em quatro grupos com integrantes de Moda e Gastronomia. Em seguida, eles tiveram que pesquisar sobre os países Portugal, Espanha, França e Itália, eleger um ou dois artistas destas nações e elaborar uma receita a partir de uma preparação ou ingrediente que seja identitário destes lugares. O resultado ficou acima das nossas expectativas, pois os estudantes mostraram criatividade tanto na apresentação quanto nos conceitos, na execução e técnicas utilizadas”, relatou Carlos Lustosa, docente do curso de Gastronomia.  

Criatividade+Gastronomia+Design de Moda
O grupo referente a Portugal elaborou o prato “Navegando na Poesia” que desconstruiu o tradicional bolinho de bacalhau lusitano, transformando-o em um navio que cruza um mar de molho de azeitona, fazendo referência ainda à poesia de Fernando Pessoa e Florbela Espanca.

A Espanha e o surrealismo de Salvador Dalí foram retratados nas “Codornas à Dalí” onde os alunos apostaram na contemporaneidade e utilizaram o conceito da cozinha Surf & Turf, que preza pelo uso de produtos do mar e da terra, juntando a codorna – ave bastante comida pelos espanhóis – com um recheio de camarões e uma cama de purê de abóbora.

A viagem à França uniu elementos da Art Nouveau de Émile Gallé e o pós-impressionismo de Paul Cézanne, resultando no prato “Crêpe à Voler”, uma sobremesa que uniu a delicadeza das tradicionais panquecas francesas com creme de chocolate e avelã e uma apresentação que representava vitrais, flores e frutas.

Os estudantes que trabalharam o tema Itália deram ênfase à Moda ao escolher o estilista Valentino Garavani e o chef Massimo Bottura e criaram o “Vestito della Festa” um prato de massa e molhos de tomate e pesto de manjericão. A apresentação tinha um manequim com vestido de massa e a massa em formato de vestido, fazendo uma troca entre os conceitos.

“Arte, moda e gastronomia são cores diferentes de um caleidoscópio incrível! Esse trabalho é um giro em que surgem padrões surpreendentes. Portugal, Espanha, França e Itália são o roteiro que guia uma visita contada por artistas locais diversos. Por fim, a apresentação, o sabor e a composição da mesa posta mostram que da arte mais arte surge”, relata a professora Aline Chaves, do curso de Design de Moda.

O diretor geral do campus, Germano Lucio Pereira, destacou a importância da iniciativa. "O belo trabalho desenvolvido pelos professores e pelos alunos salienta bem o que é o IFPI, a integração dos saberes e o resultado empírico do processo ensino/aprendizagem. A importância pedagógica dessa atividade condiciona o uso do conteúdo, da prática aliados ao livre exercício da criatividade. Fundamental no desenvolvimento de todo discente", declarou.