Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Vitrine Tecnológica movimenta Campus Teresina Central

Notícias

Vitrine Tecnológica movimenta Campus Teresina Central

publicado: 25/09/2025 11h21 última modificação: 30/09/2025 14h52

O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) sediou, na manhã desta quinta-feira, 25, a Vitrine Tecnológica, que reuniu atores do Ecossistema de Inovação e representantes do artesanato do Estado do Piauí. O evento integra a programação do 13th International Symposium on Technological Innovation (ISTI).

A organização é do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual (PPI), do IFPI, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e o objetivo é criar um espaço de conexão, troca de experiências e exposição de soluções inovadoras e culturais.

O professor do IFPI, Vicente Galber, divulgou na Vitrine o GDR Cicatrizante, produto inovador a base de urucum, com ação regeneradora. “É um antibiótico natural e já faz parte da bioeconomia, incentivando a agricultura familiar devido ao cultivo do urucum”.   

Segundo o professor do Campus Teresina Dirceu Arcoverde, Fabrício Carvalho, é um momento de integração com pequenos produtores artesanais e instituições parceiras do IFPI, envolvendo tecnologia, aspectos culturais da produção intelectual e tradicional do Estado.

A Vitrine Tecnológica conta com a participação de diversas entidades parceiras, como Comunidade dos Potes, Artesanato do Poty Velho, APL da Argila Branca de Floriano, Cerâmica Serra da Capivara, Procajuína, APL das Opalas de Pedro II, Comunidade Quilombola das Lagoas de São Vitor, Mestrado de Materiais do IFPI, PPI/IFPI, PROFNIT/UFPI, NINTEC/UFPI, NIT/UESPI, ETIPI, SEBRAE, SENAI – FIEPI, CIEPI, EMBRAPA, entre outros, além de pesquisadores, empreendedores, artesãos e instituições comprometidas com o fortalecimento da inovação e do desenvolvimento sustentável no Piauí.

“O evento contou com diversidade de atores e  caráter plural, considerando arranjos artesanais e o ecossistema de inovação do Estado do Piauí. A Vitrine Tecnológica deixou como mensagem a promoção de diálogo e aproximação entre diferentes setores, criando oportunidades de parceria, transferência de tecnologia e estímulo à inovação. Além de valorizar a tradição artesanal e a economia criativa, o evento evidenciou o potencial do Piauí para articular ciência, cultura e desenvolvimento, demonstrando que a inovação se fortalece a partir da interação entre saberes populares, cultura e conhecimento científico”, disse a professora Maria Bezerra da Silva, do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual.