Notícias
Teresina Central recebe exposição Multiversos do Trabalho
O espaço de ambientação do prédio B do Campus Teresina Central acolhe, até a próxima sexta-feira, 10, a exposição Multiversos do Trabalho, que consiste em obras produzidas pela professora Márcia Elizabete Schüler, do Instituto Federal Catarinense (IFC - Campus Videira). Márcia está presente em Teresina a convite do I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (I SIMPSAT), realizado entre os dias 2 e 4 de outubro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com diversas instituições de ensino, entre elas, o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Enquanto pesquisadora do mundo do trabalho, a professora expõe emoções contidas que se expressam em água e cores. Representa várias faces do trabalho, em especial suas dores, lutas e estratégias utilizadas para compreensão em ambientes de pesquisa e possíveis transformações nas atividades. “Nas obras há de tudo um pouco. São temas que comovem a alma e vou passando para o papel. As dores têm cor, forma e expressam sentidos”.
Sobre o processo criativo, diz não ser muito convencional. “Uma emoção me toca e começo a pintar, não tenho começo, meio e fim. As aquarelas podem levar meses para serem concluídas”. Ao empregar a técnica aquarela sobre papel, utiliza-se de conta gotas para dosar a água. “E uma peculiaridade é nunca lavar os pinceis, favorecendo a mistura de cores que acaba fazendo parte da composição”.
No caderno de registro de participação, os visitantes podem ainda deixar suas impressões sobre a exposição. Ao diretor do campus, professor Franciéric Alves, a professora entregou a pintura que evidencia duas mãos unidas, retratando trocas de informações entre os institutos para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Tecnológica.