Notícias
Teresina Central promove Semana da Consciência Negra
No período de 10 a 13 de novembro o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), realiza a Semana da Consciência Negra. A abertura das atividades aconteceu na tarde de segunda-feira (10), no auditório Carmem Sinott, com o minicurso “Um defeito de cor: travessia e chegada das Áfricas ao Brasil”, ministrado pela professora Sádia Castro.
Segundo a professora Raquel Costa, coordenadora do NEABI no campus, a abertura casou com o tema central da Semana, que é “A África pulsa em nós: expressões religiosas, artísticas e populares de matriz africana”. O minicurso tratou do livro "Um Defeito de Cor" da escritora Ana Maria Gonçalves, uma obra que traz vínculos do Brasil com a África, abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX. “É um resgate das relações com o tráfico, escravidão e resistência”, complementa Raquel.
Na manhã desta terça-feira (11), no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, a palestra foi sobre “Racismo algorítmico e letramento racial: uma perspectiva de raça e gênero”, com a professora Emanuella Souza, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA – Campus Timon). Na ocasião, discutiu as práticas educativas em espaços digitais, apontando narrativas de mulheres afrodescendentes em experiências de leitura. “Mostramos que é possível outras formas de aprender e existir dentro deste espaço”. A palestra foi mediada pela professora do IFPI Áurea Santos, que reforçou a importância do uso consciente das redes sociais.
O evento segue com palestras, mesas-redondas e apresentações culturais. Finaliza na tarde da próxima quinta-feira, (13), com a Festa da Beleza Negra: A África pulsa em nós.
Confira programação completa

