Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central discute criação de curso de Energias Renováveis

Notícias

Teresina Central discute criação de curso de Energias Renováveis

publicado: 23/03/2021 16h09 última modificação: 23/03/2021 21h46

Na última quinta-feira, 18, o diretor do Campus Teresina Central, Paulo de Tarso Vilarinho, realizou a primeira reunião de trabalho com professores do Departamento de Indústria, Segurança e Produção Cultural (DISPC) com o objetivo de definir um cronograma e estabelecimento de metas para a apresentação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Energias Renováveis.

A ação é fruto de um encontro, ocorrido em 11 de março, entre a Direção Geral e o professor Renato Sérgio Costa, coordenador do Núcleo Estratégico em Geografia (NEG-IFPI) e membro da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Piauí. Entre os assuntos em pauta, estavam as demandas interinstitucionais inerentes à cadeia produtiva do setor de energias renováveis do Estado.

Na ocasião, Renato Sérgio, que atualmente desenvolve no NEG do Campus Teresina Central pesquisas direcionadas ao Desenvolvimento Territorial e Urbano, apresentou ao diretor Paulo Vilarinho uma série de demandas relacionadas ao setor de Energias Renováveis, dentre elas, a oferta de mão de obra, qualificação profissional, criação de cursos que atendam ao setor, parcerias de colaboração técnica, oferta de estagiários às empresas, colaboração em feiras, eventos e workshop virtuais.

O professor mostrou também à direção dados estatísticos, relatórios e estudos preliminares realizados pelo NEG, os quais apontam uma crescente procura por profissionais que possam atuar nas áreas de eletricidade, eletrônica, eletrotécnica, montagem de usinas fotovoltaicas e logística. Confirmou, dessa forma, uma expectativa, já identificada pela Câmara Setorial de Energias Renováveis e empresas do setor, sobre a baixa oferta de mão de obra e sua respectiva qualificação. 

“A intenção é que, através desta colaboração, seja possível elaborar um Plano de Desenvolvimento Estratégico da Cadeia Produtiva do Setor de Energias Renováveis, o qual possa servir de esteio para a criação de políticas públicas estaduais, fomentar o empreendedorismo regional, trazer emprego, renda e divisas ao Piauí”, destacou o diretor.