Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central apresenta protótipos de projetos

Notícias

Teresina Central apresenta protótipos de projetos

publicado: 27/07/2017 12h49 última modificação: 27/07/2017 12h49

Na manhã do último sábado, 22, o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mobilidade (NEPMobi) promoveu para alunos e servidores do Campus Teresina Central uma demonstração dos protótipos desenvolvidos nos Projetos Aerodesign, Baja e Eficiência Energética no estacionamento do Campus e contou com a presença das Equipes Sol do Equador Aerodesign, IFPI BAJA e Ecoopala (eficiência energética), que fizeram testes com os protótipos de concorreram em competições no ano de 2016.

De acordo com a orientadora dos projetos e membro do NEPMobi, Ana Claudia Xavier os projetos são estímulos aos alunos para desenvolverem extensão e pesquisa e este envolvimento resulta em bom desempenho acadêmico e aqueles que já se formaram, obtiveram ótimas colocações no mercado de trabalho. “Os projetos Baja, Aerodesign e Eficiência Energética são verdadeiros laboratórios para os desafios da vida profissional”, afirma.

 Protótipo Antares

A equipe IFPI BAJA, apresentou o protótipo Antares, que participou da Competição Baja SAE BRASIL, em Camaçari, na Bahia, ocorrida em outubro passado. A equipe, fundada em 2009, tem vinte componentes, todos do curso de Engenharia Mecânica do campus Teresina Central. Na Baja SAE BRASIL, os participantes desenvolvem o projeto e constroem um veículo off road com resistência para enfrentar os piores tipos de terrenos e situações de risco de quebra.

De acordo com capitão da equipe IFPI Baja, Gustavo Silva, o grupo se dedica e se compromete para pesquisar e estudar novas fontes de recursos e novos métodos de construção dos protótipos.

Protótipo Smaug

Já a equipe Sol do Equador, formada por dezessete alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Eletrônica, veio com o protótipo Smaug, que é uma aeronave construída em pequena escala e que concorreu na Competição SAE BRASIL Aerodesign, em São José dos Campos, São Paulo, em 2016. Criada em 2012, a equipe vem se destacando na competição, estando, atualmente, na 29° colocação no ranking de 90 equipes participantes.

O capitão Pedro Augusto destaca que “apesar das dificuldades enfrentadas pela equipe, como falta de patrocínio e Teresina não ser um polo de desenvolvimento na área de engenharia aeronáutica, a Sol do Equador vem, a cada ano, melhorando seu desempenho”.

Os resultados alcançados pela equipe são comprovados pelo número de trabalhos acadêmicos aprovados em eventos científicos, como o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, onde pesquisas para melhoria do desempenho da estrutura da aeronave com uso de compósitos foram apresentadas.

Protótipo Velho Monge

Para a caçula entre as equipes intitulada “Ecoopala”, fundada em 2013, o desafio não é muito diferente das demais. Os dezessete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica que participam da equipe debatem sobre o futuro da energia e mobilidade quando projetam, constroem e pilotam veículos mais eficientes em termos energéticos.

O capitão do projeto, Silvan Souza, explica o quanto é importante “se desenvolver pesquisa energética para pensar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

O veículo Velho Monge participou da competição Shell Eco-marathon Brasil edição Challenger Event, ocorrida em outubro de 2016, no Kartódromo Internacional do Granja Viana, em Cotia, São Paulo e reuniu mais de 300 estudantes de diversas instituições brasileiras de ensino superior, que concorreram nas categorias Gasolina, Etanol e Bateria Elétrica.