Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Reuniões virtuais movimentam o Teresina Central

Notícias

Reuniões virtuais movimentam o Teresina Central

Lideradas pela Direção de Ensino, esclarecem o andamento das atividades remotas para diversos públicos
publicado: 02/07/2020 19h27 última modificação: 02/07/2020 19h39

O Campus Teresina Central – realizou, por meio de videoconferência, a reunião com os pais, mães e demais responsáveis pelos alunos do campus para debater sobre as atividades remotas de ensino, que se iniciam definitivamente no dia 10 de agosto. A reunião aconteceu na última segunda-feira, 29, transmitida a partir das 18h, ao vivo, no canal YouTube, onde os participantes tiveram a oportunidade de adquirir esclarecimentos sobre a dinâmica das ações.

 Na ocasião, o diretor de Ensino do campus, professor Robson Silva, agradeceu a presença de todos e explicou que, diante da atual situação de isolamento social, é necessário estabelecer novas rotinas. “Estamos em uma semana de planejamento, reunindo todos que fazem a escola, professores, técnico-administrativos, alunos, pais e responsáveis. A nossa intenção é ajudá-los a acompanhar os filhos nesse processo”.

 Antes de apresentar a dinâmica que o Teresina Central vem realizando, mostrou algumas diretrizes estabelecidas pelo Instituto com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia no processo ensino e aprendizagem, dentre elas, avaliações de cenários, realização de Projeto Piloto e Resolução nº 14/20, aprovada pelo Conselho Superior para oferta de Atividades Pedagógicas não Presenciais, de forma excepcional e transitória, enquanto perdurar o estado de emergência, decorrente da pandemia de Covid 19, nos campi do IFPI.

 Ao tratar da Atividade Remota de Ensino Aprendizagem (AREA) reforçou que os alunos - sem condições de executar atividades mediadas pela tecnologia - serão atendidos com a entrega de material impresso em suas residências. Apontou também aspectos voltados para a postagem do material de aprendizagem na Plataforma Classroom, formas de acesso à plataforma, criação de turmas, códigos de acesso, cronogramas, materiais complementares e auxílio emergencial de inclusão digital. “Durante o período de atividades remotas, nenhum aluno deixará de obter o auxílio da instituição para as devidas condições de desenvolvimento das ações”, disse o diretor, referindo-se ao amparo voltado para suporte aos discentes, quanto ao uso da plataforma e às necessidades de atendimento nas áreas de serviço social, psicologia e coordenação de curso.

 Quanto ao acesso aos livros didáticos, mais de dois mil exemplares online serão disponibilizados para a biblioteca, além de livros didáticos postados por professores. Atualmente o campus segue com a semana de planejamento e com a criação de quase mil turmas, envolvendo o “ensalamento” de alunos, que é o envio do código aos discentes para entrarem no ambiente virtual.

 Canais de comunicação

 Para facilitar a comunicação com o campus, o diretor disponibilizou ao público número de telefone e e-mails institucionais, canais que podem ser utilizados para manter o diálogo com a escola, além das redes sociais e site do oficial da instituição. Segundo ele, as plataformas continuarão sendo utilizadas futuramente, porque a volta das atividades presenciais será híbrida, apresentando práticas que integram o ambiente online e presencial.

O campus criou ainda um grupo de WhatsApp voltado para os representantes de curso, por modalidade de ensino. No intuito de auxiliar o aluno nas experiências de aprendizagem, foi preparado o manual para participação em sala de aula virtual das disciplinas, na plataforma Google Classroom. Acesse o Manual

Para acessar a reunião clique aqui

 Encontro com representantes de turmas

 Diretores, chefes de Departamento, coordenadores e equipe multidisciplinar do campus já haviam se reunido na última quinta-feira, 25, com os representantes de turmas dos cursos superiores e técnicos, nas modalidades integrada, concomitante/subsequente, para divulgar informações sobre as atividades pedagógicas não presenciais, além de orientá-los a respeito da operacionalização dessas ações.

 Ao todo, cem alunos marcaram presença por meio de webconferência, com resultado considerado positivo pela Diretoria de Ensino. “Alguns alunos parabenizaram o esforço da instituição em ofertar as atividades remotas. A partir de agora, repassarão aos demais os esclarecimentos a eles replicados.”

 “A iniciativa do Instituto em realizar a reunião, incluindo representantes de turma, foi fundamental para esclarecer dúvidas e incertezas em relação ao futuro acadêmico”, comentou Gustavo Costa, aluno do 7° módulo do curso superior de Tecnologia em Alimentos. Para Kassandra Nascimento, representante do curso de Alimentos 2020.1, o evento foi extremamente organizado, demonstrando uma boa comunicação com os participantes. “Além das reuniões, o IFPI encontra diversas formas de auxiliar seus estudantes, tendo o aprendizado como foco. Parabéns!”

 Lyllyan Batalha, aluna do Instituo desde 2018, complementa que as atividades remotas são uma forma de manter, mesmo a distância, o aluno conectado aos estudos, apesar das dificuldades enfrentadas atualmente.

 Na opinião de Terezinha Silveira, aluna do primeiro período de Radiologia e representante de sala, a explicação foi organizada, possibilitando que todos fizessem perguntas. “Isto é de suma importância para repassarmos as informações para o restante da turma”. Martha Waleska Rocha, representante da turma 108, Técnico em Meio Ambiente, pontua que sua preocupação era com os alunos sem acesso à internet. “Saber que eles terão o apoio do auxílio conectividade ou recebimento de material impresso em casa foi tranquilizador”.

 As principais dúvidas apresentadas pelos estudantes envolveram temas como auxílio conectividade, início das atividades, condição para os alunos que não podem participar, contagem da carga horária e avaliações.