Notícias
Reuniões com pais de alunos abordam a organização das atividades pedagógicas
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí está cumprindo um cronograma de reuniões com os pais, mães e responsáveis por estudantes dos cursos técnicos integrados. Os encontros serão realizados durante sete dias, por meio da plataforma Google Meet, com o objetivo de manter a conexão da escola com as famílias dos alunos, informando sobre a organização das atividades pedagógicas do campus, os auxílios concedidos no período de pandemia e acompanhamento das atuações dos discentes.
As primeiras reuniões já ocorreram na noite desta quarta-feira (07) e quinta (08) com a participação de diretores, chefes de departamentos, coordenadores e equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e profissionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).
Uma das dúvidas expressadas pelos participantes é sobre a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado, em versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Segundo o diretor de Ensino, professor Robson Silva, o campus irá intensificar, a partir do dia 19 de outubro, o preparatório para o Exame - o Pré-Enem - voltado para os alunos do terceiro ano, onde serão ministradas disciplinas como biologia, língua portuguesa, geografia, física, história, matemática, química e inglês.
O campus irá disponibilizar ainda uma sala específica para as oficinas de redação, onde os alunos produzirão textos, que serão corrigidos por professores, bem como discutirão diversos temas possíveis de cair na prova. “É importante frisar que as dificuldades do remoto atingem a todos, pais, alunos e servidores. Estamos aprendendo de forma gradativa, mas diuturnamente nos comunicando com vocês, buscando respostas para os questionamentos”, frisou o diretor.
Durante a reunião, a assistente social, Amanda Marques, tratou das ofertas de benefícios em andamento, entre eles, os auxílios conectividade e temporário. A pedagoga Maria Lacerda explicou sobre o acompanhamento que o campus realiza junto aos alunos identificados com necessidades específicas. “Estamos fazendo as intervenções quando necessárias, oferecendo apoio com auxílio dos monitores, intérpretes de libras e revisores de braile, que promovem a adaptação do material escolar”.
“A palavra-chave de tudo isso é desafio”, acrescentou o coordenador do curso Técnico em Eletrotécnica, Zacarias Júnior, que apontou o esforço do campus para colocar os alunos em contato com as empresas, as quais oferecem estágios, uma complementação da aprendizagem. “Apoiem seus filhos, incentivando para que alcancem os objetivos que buscam”.
Durante as pautas diárias, a equipe gestora acata sugestões, conversa sobre horários, materiais didáticos, planejamento das aulas, seletivo, atualização de dados, regularização de notas e divulga os principais canais de comunicação para esclarecer as dúvidas que vão surgindo ao longo do semestre. “Considerando que as atividades são desenvolvidas home office, por meio da plataforma, o acompanhamento e a parceria família-escola é fundamental para o sucesso de ensino e aprendizagem dos alunos”, avalia o diretor.
De acordo com o calendário, as reuniões prosseguem nos dias 09, 13, 14, 15 e 16 de outubro, de forma a alcançar todas as turmas.