Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Professora do IFPI lança livro sobre discursos produzidos pelo STF em ações ambientais

Notícias

Professora do IFPI lança livro sobre discursos produzidos pelo STF em ações ambientais

publicado: 12/02/2021 13h00 última modificação: 12/02/2021 13h00

A professora Ana Keuly Luz Bezerra, do Campus Avançado Dirceu Arcoverde, publicou o livro "Análise de Discurso Crítica: Uma aplicação prática nos discurso produzidos pelo STF em ações ambientais”, em parceria com o professor José Machado Moita Neto, da Universidade Federal do Piauí, e prefaciado por Nelson Juliano Cardoso Matos, professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí.

O livro tem dois objetivos. O primeiro é oferecer didaticamente os fundamentos conceituais da etnografia e, principalmente, da análise de discurso. Para tanto, as principais referências teóricas são apresentadas com certa desenvoltura, dando ao leitor o panorama geral e a bibliografia mínima para quem pretender aprofundar os estudos sobre a temática. O segundo é testar os pressupostos metodológicos. Assim, nos capítulos 3 e 4, o Supremo Tribunal Federal, ou especificamente os votos dos ministros do tribunal, serve de laboratório para a aplicação da análise do discurso crítica.

Ana Keuly Luz Bezerra e José Machado Moita Neto apresentam, ao final, elementos de um aparente paradoxo: a instituição judicial de estrutura e justificação positivistas (no sentido sociológico e jurídico) como produtora de ineficiência e como amplificadora de complexidade. Especificamente em questões ambientais, os autores identificam traços de um poder judiciário “ineficaz”, de “alto custo” e “tecnicista”. Como remédio, os autores recomendam a difusão da “cidadania ambiental”; ou seja, o deslocamento da solução dos problemas ambientais da esfera estatal (judicial), bem como do approach positivista, para o locus da sociedade civil.

A obra foi publicada pelo IFPI e está disponível para download gratuito no site IFPI, na página do Conselho Editoral.