Notícias
II Mostra de Tradições Nordestinas evidencia produções culturais no Teresina Central
O Ginásio Poliesportivo do Campus Teresina Central foi palco, no dia 4 de julho, da II Mostra de Tradições Nordestinas. O evento envolveu alunos do Ensino Médio Integrado, que desenvolveram pesquisas no âmbito da cultura nordestina e apresentaram trabalhos sobre músicas e danças folclóricas.
Na programação, houve uma apresentação dos estudantes Analy Ferreira, na sanfona, e Antônio Lima, no triângulo, que tocaram forró para a plateia. Houve ainda exposição de cordel, danças de quadrilhas, maracatu, teatro, frevo, bumba meu boi, literatura e comidas típicas. Para os organizadores, a Mostra é uma forma de preservar a história e identidade de um povo, ressaltando as produções culturais que fazem parte do cotidiano nordestino e evidenciando as misturas e as influências indígenas, africanas e europeias.
“Essa diversidade de elementos culturais faz do Nordeste uma combinação única e vibrante que encanta quem o conhece”, comentou a professora Laudenides Santos. Segundo ela, a Mostra visa resgatar, festejar e manter viva a tradição, além de despertar nos estudantes criatividade e valorização cultural no espaço escolar.
No encerramento, foi feita uma entrega de certificado de participação para as turmas e premiação do melhor traje junino.