Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > II Mostra de Tradições Nordestinas evidencia produções culturais no Teresina Central

Notícias

II Mostra de Tradições Nordestinas evidencia produções culturais no Teresina Central

publicado: 07/07/2025 12h16 última modificação: 07/07/2025 12h21

O Ginásio Poliesportivo do Campus Teresina Central foi palco da II Mostra de Tradições Nordestinas, realizada no último dia 4 de julho, envolvendo alunos do Ensino Médio Integrado, incentivados pelos docentes a desenvolverem pesquisas no âmbito da cultura nordestina e a apresentar trabalhos sobre músicas e danças folclóricas.

No local, apresentação da aluna Analy Ferreira, na sanfona e Antônio Lima, no triângulo, que levaram forró pé de serra para a plateia. Houve ainda exposição de cordel, danças de quadrilhas, forró, maracatu, teatro, frevo, bumba meu boi, literatura e comidas típicas, revelando a história e identidade de um povo, como exemplo de produções culturais que fazem parte do cotidiano nordestino, evidenciando misturas e influências indígenas, africanas e europeias.

“Essa diversidade de elementos culturais faz do Nordeste uma combinação única e vibrante que encanta quem o conhece”, comentou a professora Laudenides Santos. Segundo ela, a Mostra visa resgatar, festejar e manter viva a tradição, além de despertar nos estudantes criatividade e valorização cultural no espaço escolar. No encerramento, entrega de certificado de participação para as turmas e premiação para o melhor traje junino.