Notícias
IFPI realiza rodas de conversa sobre saúde do homem
Aconteceu, nos dias 29 e 30 de novembro, no Campus Teresina Central e na Reitoria, rodas de conversa sobre saúde do homem alusivas ao Novembro Azul.
Na palestra, o médico do Campus Teresina Central, Mário Primo, abordou a importância da prevenção, e da necessidade de avaliação médica periódica para diagnóstico e tratamento de doenças. “Os homens ainda tem resistência e dificuldade grande em procurar o médico”, disse.
Em sua fala, Mário também chamou atenção para estatísticas alarmantes do câncer de próstata no Brasil como o segundo tipo mais comum entre os homens. “Há previsão para o ano de 2017 de 60 mil novos casos de câncer de próstata e em torno de 22% não sobreviverão à doença”, ressaltou.
O diagnóstico precoce é o modo mais eficiente de garantir a cura do câncer. Há 90% de chances de cura caso a doença seja descoberta precocemente. Para homens com fatores de risco, há necessidade de realização de exames a partir dos 45 anos. Aqueles que não apresentam esses fatores, devem procurar o urologista periodicamente a partir dos 50 anos de idade.
O médico destacou também a importância de alimentação saudável e prática de atividades físicas como fatores importantes de prevenção da doença.